Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29264
Título: Implementação de ferramentas da qualidade no processo de produção de tintas imobiliárias
Autor(es): Costa, Poliana Nogueira
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade
Fabricação de tintas
Tintas imobiliárias
Data do documento: 3-Mai-2022
Resumo: Os processos industriais por mais eficazes que possam parecer, podem vir a apresentar eventuais falhas, acarretando custos para a indústria, afetando diretamente seu tempo de produtividade e a qualidade de seus produtos. Tendo em vista o atual cenário de crescimento e competitividade da indústria de tintas no nosso país, diante de eventuais problemas deve-se propor ações corretivas Neste trabalho, elaborou-se um estudo sobre a aplicação de ferramentas da qualidade (folhas de verificação associadas a cartas de controle) que mapearam e permitiram, com eficácia, a identificação de problemas e falhas no processo produtivo das tintas, apresentando proposições importantes para o controle estatístico interno da empresa. Para realização do presente trabalho, foram coletadas 40 amostras de tintas acrílicas, durante um período de 30 dias, com o objetivo de observar o comportamento destas segundo os parâmetros de controle de qualidade obtidos mediante análises físico-químicas de viscosidade de Stormer, análise de pH e análise de densidade. Construiu-se folhas de verificação e cartas de controle para esses parâmetros e, posteriormente, fez-se uma análise dos dados apresentados nessas ferramentas. Com os resultados obtidos, observou-se que o processo de fabricação das tintas acrílicas apresenta oscilações além dos limites estabelecidos, necessitando de ações corretivas que permitam assegurar o controle do processo e a qualidade dos produtos. Conclui-se que aplicação das ferramentas da qualidade demonstrou ser importante para a identificação de falhas, possibilitando a correção dos problemas a partir dos fatos observados como a necessidade da realização de treinamentos com a operação, a fim de sanar lacunas na execução das atividades operacionais, e a implementação da manutenção preventiva e corretiva do maquinário para a uniformidade do processo, redução de quebras e interferências na qualidade do produto.
Descrição: COSTA, Poliana Nogueira. Implementação de ferramentas da qualidade no processo de produção de tintas imobiliárias. 2022. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29264
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Poliana Nogueira CostaTCC - Poliana Nogueira Costa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito798.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.