Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29268
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Wallisson Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-09T12:46:37Z | - |
dc.date.available | 2023-05-09T12:46:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29268 | - |
dc.description | Silva, W. R. O portfólio digital como instrumento de autoavaliação na formação docente inicial de um professor de língua inglesa em estágio supervisionado. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem o objetivo geral de analisar de que forma a escrita de um portfólio digital sobre as experiências do Estágio Supervisionado (ES) pode favorecer a percepção sobre o desenvolvimento acadêmico-profissional de um professor de inglês em formação inicial. De forma específica, objetivamos: i) identificar, no portfólio, os temas mais recorrentes contemplados pelo professor em formação como autor do texto sobre as experiências vivenciadas no ES II; ii) verificar os principais desafios mencionados sobre essa vivência; e iii) refletir sobre exemplos da postura reflexiva em desenvolvimento. Como suporte teórico para a realização desta pesquisa, abordamos o papel do ES na formação docente, principalmente, à luz das contribuições de Bueno (2007) e Pimenta e Lima (2005/2006); em seguida, contemplamos a postura reflexiva a partir das contribuições de Schön (2000), Perrenoud (2002) e Freire (2007); e, por fim, discorremos sobre o surgimento do gênero portfólio, suas principais características e contribuições como dispositivo de formação docente, com base em Shores e Grace (2001), Serafim e Celino (2014), Pianovski (2008), dentre outros. No que diz respeito aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é classificada como um estudo de caso de abordagem qualitativa, realizada por via documental, tendo em vista o fato de que tivemos como única fonte de geração de dados um portfólio produzido durante o ES em contexto de ensino remoto. Após a análise do corpus composto por fragmentos do portfólio, constatamos que esse dispositivo: estimula a reflexão contínua e autoavaliação sobre o agir do professor em formação inicial; amplia o olhar sobre o ofício da docência; possibilita refletir sobre formas de enfrentamento dos desafios vivenciados, dentre outras contribuições. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Portfólio digital | pt_BR |
dc.title | O portfólio digital como instrumento de autoavaliação na formação docente inicial de um professor de língua inglesa em estágio supervisionado | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC.pdf | Termo de Depósito | 61.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC Wallisson Rodrigues da Silva.pdf | PDF - Wallisson Rodrigues da Silva | 478.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.