Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29281
Título: Cidades humanas inteligentes e sustentáveis: um estudo sobre pesquisas e propostas
Autor(es): Alves, Felipe Maykon de Oliveira
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Cidades Inteligentes
Smart Cities
Qualidade de vida
Data do documento: 15-Dez-2022
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso se configura como um levantamento de cunho bibliográfico e qualitativo, desenvolvido por meio de análise documental, trabalhos acadêmicos/científicos reproduzidos de fontes oficiais. O intento desta pesquisa, finca-se no estudo do potencial brasileiro em tornar suas cidades inteligentes (no inglês: Smart Cities) progressivamente, como consequência de eventos naturais de metamorfose nas esferas sociais, econômicas, tecnológicas e ambientais que são objetos de estudo centrais da proposta. É provado, que o conceito de Smart Cities passa por gradações. Todavia, é identificado padrões que situa na qualidade de vida e a interligação de sistemas diversos presentes na dinâmica de uma cidade, e a preocupação com a sustentabilidade ambiental como eixos centrais na definição de Smart Cities. Conclui-se que a proposta de emprego das Cidades Inteligentes Humanas e Sustentáveis- CIHS, é uma proposta viável e real para implementação no Brasil, e oferece segurança e soluções inovadoras para as cidades que terão que lidar com crises habitacionais, de energia, de comunicação, infraestrutura, mobilidade e entre outros.
Descrição: ALVES, F. M. O. Cidades humanas inteligentes e sustentáveis: um estudo sobre pesquisas e propostas. 2022 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) — Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29281
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Felipe Maykon de Oliveira AlvesTCC - Felipe Maykon de Oliveira Alves696.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito570.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.