Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29288
Título: | Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia |
Autor(es): | Oliveira, Elivania Araújo de |
Palavras-chave: | Estágio curricular supervisionado Teoria-prática Ensino remoto emergencial. Ensino de geografia |
Data do documento: | 9-Set-2022 |
Resumo: | A realização dos Estágios Curriculares Supervisionados sofreu alterações tendo em vista a emergência sanitária da COVID-19 que impactou as mais diversas atividades, devendo-se considerar que o âmbito educacional foi dos mais afetados com a suspensão das aulas presenciais. Dessa maneira, este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas durante a realização dos Estágios Curricular Supervisionados (ECS) I e II do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, durante o período pandêmico. Busca-se destacar a importância dos estágios para a formação de professores, assim como são pontuadas questões importantes relativas a este momento formativo diante da pandemia e do Ensino Remoto Emergencial (ERE). O estudo possui natureza qualitativa, tendo como percurso metodológico a elaboração de referencial teórico inerente às temáticas de Ensino de Geografia, Formação de Professores e a importância da realização dos ECSs. Além disso, contou-se com momentos de observação e inserção em aulas remotas de Geografia possibilitando uma análise pautada na realidade em curso no momento. A partir do estudo verifica-se que a realização dos ECSs, durante o período de pandemia implicou em enfrentamentos para o docente em formação, a ausência do ambiente físico da sala de aula, do contato direto com os alunos, e de toda a prática evidenciada nestes momentos se materializa em um curto período da realização dos estágios bem como na falta de uma base sólida de inserção na carreira profissional. |
Descrição: | OLIVEIRA, E. A. Estágio curricular supervisionado no ensino remoto emergencial: experiências vivenciadas na formação docente em Geografia. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29288 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
_Termo de Depósito 2.0 PRONTO (2).pdf | Termo de Depósito | 208.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC DSPACE 1.0.pdf | PDF - ELIVANIA ARAÚJO DE OLIVEIRA | 762.02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.