Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29290
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Yasmim Maria Santiago de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-16T13:43:48Z | - |
dc.date.available | 2023-05-16T13:43:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.206 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29290 | - |
dc.description | LIMA, Y. M. S. Financiamento da educação básica em Queimadas/PB. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é um direito garantido pela Constituição Federal (CF) do Brasil de 1988, a sua oferta e demanda, assim como a organização depende do seu financiamento. Desde que as primeiras menções sobre a vinculação aos impostos fizeram se presente em ações de financiamento e em textos de documentos oficiais para a manutenção da educação brasileira, os nossos governantes demonstram pouco interesse em contribuir com as pautas de financiamento e em manter essas vinculações que são extremamente, necessárias para o desenvolvimento de politicas educacionais, acarretando para a educação pública brasileira, sofrimento pelo descaso. Após aprovação da CF, os cenários da educação no nosso país tomam outros rumos. Que, apesar de manterem-se com dificuldades históricas, demonstram avanços significativos nas políticas de financiamento e manutenção do ensino público. Por isto, esse estudo objetiva apresentar como se dá o financiamento da educação em Queimadas/PB, bem como o conhecimento que os profissionais da educação pública municipal têm sobre este. Para tanto, fizemos uma digressão histórica sobre o financiamento da educação no Brasil, desde o início da sua vinculação a impostos através de documentos oficiais. Para este estudo, utilizamos a modalidade de Estudo de caso em uma abordagem metodológica qualitativa, de análise bibliográfica e documental, é natureza exploratória e descritiva, com tipos e técnicas de investigação, como: levantamento do material bibliográfico, questionários com observação do pesquisador, e análise dos dados coletados. Contudo, diante da pesquisa realizada constamos que os profissionais da educação pública de Queimadas/PB, que responderam ao questionário, desconhecem, em partes, acerca do tema, contribuindo assim para que a educação de qualidade não seja alcançada. Utilizamos neste estudo autores como: Menezes (2015), Oliveira e Araújo (2005), Sena(2008), Rego(2018), Castro(2008), Abrahão(2005), Militão(2011), Gusmão(2013). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Financiamento da educação | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Queimadas-PB | pt_BR |
dc.title | Financiamento e manutenção da educação básica no município de Queimadas/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito.pdf | Termo de Depósito | 346.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
TCC - Yasmim Maria Santiago de Lima.pdf | PDF - Yasmim Maria Santiago de Lima | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.