Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jessica Pamela Teixeira da-
dc.date.accessioned2023-05-16T13:55:11Z-
dc.date.available2023-05-16T13:55:11Z-
dc.date.issued2022-07-27-
dc.identifier.otherCDD 371.78-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29292-
dc.descriptionSILVA, J. P. T. Violência sexual em crianças e adolescentes: o papel da escola na rede de proteção. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraába, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivos conhecer como a violência sexual, contra crianças e adolescentes é tratada nas escolas e, especificamente, por professores/as; observar se o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) faz parte do currículo da escola; identificar quais são as ações de prevenção realizadas pela escola e/ou docentes, contra possíveis casos de violência sexual sofridas pelos discentes, menores de 18 anos e identificar se os/ as docentes se sentem responsáveis em relação a proteção e a promoção dos direitos das crianças e adolescentes que estudam na escola. É um estudo qualitativo, no qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica visando contextualizar e demonstrar, historicamente os conceitos sobre violência sexual contra crianças e adolescentes como uma violação dos direitos humanos. Além da pesquisa bibliográfica fez-se uma pesquisa documental sobre a temática e realizou-se entrevistas semiestruturadas com professoras que atuam na educação básica no município de Queimadas. Nos baseamos, para construir o referencial teórico em: Pilotti e Rizzini (2021), Coelho, Godoy e Waquim (2018), Passone e Perez (2010) e Caminha e Habigzang (2004), dentre outros. Os resultados do estudo evidenciaram que apesar da escola apresentar um papel fundamental na rede de proteção à infância, constatamos que há uma espécie de cultura do silêncio e/ou temor, das professoras entrevistadas, sobre os direitos das crianças, especialmente, no que tange a prevenção e combate à violência sexual. Constatou-se, também, a quase inexistência do trabalho com o ECA no currículo escolar, a falta de informação sobre os meios legais disponíveis para possíveis denúncias sobre a violação de direitos das crianças, assim como a falta de formação continuada e/ou orientações, por parte da secretaria da educação e gestão da escola., em como proceder, diante de casos de violência sexual na escola ou, até mesmo, de como abordar essa temática com a comunidade escolar. Face ao exposto. Concluímos que tornar o ECA e, especificamente as discussões sobre violência como elementos constituintes da prática curricular na escola é um passo importante para que as vítimas de violência sexual se sintam seguras, amparadas e consigam o suporte que, por lei lhes é garantido.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Lenilda Cordeiro de Macêdopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectViolência sexualpt_BR
dc.subjectEstatuto da Criança e Adolescente - ECApt_BR
dc.titleViolência sexual em crianças e adolescentes: o papel da escola na rede de proteçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Deposito.pdf505.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC- JESSICA PAMELA TEIXEIRA DA SILVA.pdf652.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.