Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29296
Título: O sagrado e o demoníaco na Jurema: uma leitura filosófica
Autor(es): Silva, Tamiris Pereira da
Palavras-chave: Jurema sagrada
Colonização
Catimbó
Filosofia
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as primeiras andanças da jurema sagrada bem como ver seus avanços com o tempo, e a participação de outras culturas para fortalecer suas transformações para os dias atuais, de como os povos indígenas foram importantes para esta trajetória e por quais razoes de nossos preconceitos com algo naturalmente produzido em nosso país. Trazer elementos essenciais para esse culto, assim como esses silogismos são importantes para chegar a outro plano. Sendo a jurema sagrada, fruto natural de nosso país, surge à necessidade de responder questões sobre esse mesmo sagrado e de como a colonização não só cultural, mas mental é obra prima para que tenhamos tanto que restringir culturas que são fora do padrão ortodoxo. Abordaremos assim nesta mesma perspectiva a imersão da filosofia como meio de somar para uma expansão de conhecimento nesta área que é pouco informada, bem como muito pouco aceita por muitos estudiosos, uma vez que a validação só ocorre para conteúdos do campo da filosofia ocidental e grega.
Descrição: SILVA, T. P. O sagrado e o demoníaco na Jurema: uma leitura filosófica. 2022. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29296
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tamiris Pereira da Silva.pdfTCC - Tamiris Pereira da Silva328.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito170.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.