Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29298
Título: “Uberização”: da ilusão do self-made à precarização. A saga dos motoristas por aplicativos em Campina Grande – PB
Autor(es): Santos, Ednaldo Barbosa dos
Palavras-chave: Capitalismo
Neoliberalismo
Uberização
Globalização
Data do documento: 6-Set-2022
Resumo: O processo da globalização ao longo do tempo resultou na integração entre diferentes partes do mundo, promovendo desenvolvimento tecnológico, científico e informacional. Interferindo diretamente nas esferas: econômica, social e cultural da humanidade. Com as mudanças provocadas pelo capitalismo moderno nas linhas de produção o trabalhador começa a perder espaço para as máquinas que produzem mais em menos tempo e com qualidade desproporcional aumentando o consumo e diminuindo mão de obra viva, típico do sistema vigente. O interesse pela pesquisa surgiu a partir de um seminário em aula remota no curso de História na Universidade Estadual Da Paraíba (UEPB). Nesta perspectiva, a pesquisa tem por objetivo geral trazer a discussão sobre a realidade da precarização vivida pelos motoristas por aplicativo na cidade de Campina Grande- PB, que se dedicam a uma desgastante rotina com o ideal de self-made man, resultando em uma realidade de luta por sobrevivência. No que concerne à pesquisa, optou-se pela pesquisa de cunho bibliográfico, que consiste na busca de materiais atuais nesta temática que permitam o aprofundamento dos estudos. No presente trabalho será discutido sobre a globalização e suas fases, o capitalismo contemporâneo, o neoliberalismo com a reestruturação da produção, que resultou em diversas formas do trabalho, sendo em sua maioria precarizados, incluindo o trabalho dos motoristas por aplicativo. O desenvolvimento do presente estudo apontou uma análise quanto às relações de trabalho de forma precarizada por parte dos motoristas por aplicativo.
Descrição: SANTOS, E. B. “Uberização”: da ilusão do self-made à precarização. A saga dos motoristas por aplicativos em Campina Grande – PB. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29298
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDNALDO BARBOSA DOS SANTOS.pdfPDF - EDNALDO BARBOSA DOS SANTOS1.3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito521.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.