Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29299
Título: A matemática por trás do jogo dobble: uma experiência na sala de aula de matemática
Autor(es): Leal, Emanoel Chandler Barros
Palavras-chave: Uso de jogos
Novas estratégias de ensino
Jogo Dobble
Ensino de matemática
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: O presente artigo teve como escopo analisar o uso de jogos no ensino da matemática, mais especificamente o jogo (Dobble). A exploração do jogo se deu por meio de uma pesquisa de campo qualitativa, buscando responder ao seguinte questionamento de pesquisa: de que forma a utilização de jogos com características matemáticas podem auxiliar pedagogicamente no ensino da Matemática? Inúmeras são as finalidades do jogo. Diante disso, buscamos explicar que a atividade lúdica pode possibilitar ao educando levantar hipóteses, criar estratégias, aumentar a concentração, atenção, raciocínio lógico dedutivo e o senso cooperativo. Como estratégia de ensino, foi incentivada a participação dos alunos do 2° ano do ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Campina Grande – PB a fim de problematizar o jogo Dobble na tentativa de identificar conteúdos matemáticos e revisá-los. No âmbito teórico trazemos um recorte histórico acerca do desenvolvimento do conceito de jogo e abordamos como os professores podem colaborar para a elaboração dos jogos na prática educativa. Dessa forma buscamos discutir a importância em inovar nos métodos de ensino e pontuar que os jogos tendem a ser um grande aliado no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Assim, concluímos que o uso do jogo Dobble motivou os alunos a identificarem características matemáticas, tornando o momento propício para uma revisão de conteúdos, como exemplo, análise combinatória, probabilidade e estatística.
Descrição: LEAL, Emanoel Chandler Barros. A matemática por trás do jogo Dobble: uma experiência na sala de aula de matemática. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29299
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emanoel Chandler Barros LealTCC - Emanoel Chandler Barros Leal972.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf369.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.