Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29304
Título: A importância da formação de leitores: investigando o trabalho com a leitura em uma sala de aula de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova/PB
Autor(es): Sales, Thaís Luna de
Palavras-chave: Leitura
Letramento literário
Formação de leitor
Data do documento: 28-Jul-2022
Resumo: O presente artigo objetiva aprofundar os estudos sobre a importância da leitura para formação humana. Ainda, objetiva-se discutir estratégias utilizadas pelos professores de língua portuguesa para incentivar o alunado a desenvolver o gosto pela leitura. É essencial que o profissional de letras português tenha um olhar atencioso para vivenciar com os alunos leituras prazerosas. No presente estudo, discutiu-se sobre a importância de se oferecer aos educandos uma variedade de livros, de autores canônicos e contemporâneos, para desenvolver o letramento literário. Ademais, existe uma importância fundamental no papel da escola mediante à valorização do ato de ler, tendo em vista que a mesma faz parte da vida, o que facilita ao alunado o seu protagonismo em sociedade. Neste sentido, a pesquisa parte de um estudo bibliográfico a partir das publicações de autores da área, tais como Cosson (2006), Lajolo (2000), Soares (2004), Silva (2016), Silva e Dering (2020), dentre outros. O estudo se configura como uma pesquisa de campo de base exploratória com caráter qualitativo. Aplicou-se um questionário para investigar o trabalho com a leitura em sala de aula com professores da rede municipal da cidade de Alagoa Nova/PB, de uma escola da área urbana, com o fito de investigar o nível de leitura dos alunos, como também quais as metodologias aplicadas para despertar a prática diária de ler. Observa-se que, de modo geral, a reflexão sobre o tema faz-se necessário tendo em vista a importância da leitura para a construção cidadã do sujeito, para que assim ele possa atuar em sociedade de forma crítica.
Descrição: SALES,T. L. A importância da formação de leitores: investigando o trabalho com a leitura em uma sala de aula de uma escola pública da cidade de Alagoa Nova/PB. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29304
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAÍS LUNA DE SALES 20 de julho de 2022 .pdfPDF - THAÍS LUNA DE SALES324.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização.pdfTermo de Depósito90.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.