Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29307
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Jakeline dos Santos-
dc.date.accessioned2023-05-18T20:48:37Z-
dc.date.available2023-05-18T20:48:37Z-
dc.date.issued2022-09-12-
dc.identifier.otherCDD 374.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29307-
dc.descriptionSOUZA, J. S. A oralidade aplicada ao contexto da EJA do ensino médio: uma revisão de literatura. 2022. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractLevando-se em conta a importância da oralidade para uma boa comunicação, há a necessidade deste eixo ter seu lugar definido nas aulas de Códigos e Linguagens na EJA como estratégia metodológica. Dessa forma, questiona-se: Qual o estado da arte acerca dos estudos com a oralidade em aulas de EJA no Ensino Médio entre os anos de 2012 a 2022? Em vista disso, este trabalho tem como objetivo geral catalogar a produção científica acerca da oralidade aplicada ao contexto da EJA do Ensino Médio durante o período de 2012 a 2022. Além disso, temos como objetivos específicos: i) Refletir a respeito da relação ensino - aprendizagem, com ênfase na prática de ensino Oralidade, dentro do contexto da EJA, e prevista na BNCC; e: ii) Catalogar os documentos legais que regem o ensino da EJA no Brasil. Nesta pesquisa, de natureza quali-quantitativa, bibliográfico-documental, recorremos a autores como: Bortoni-Ricardo, Machado e Castanheira (2010); Castilho (1998); Fávero, Andrade e Aquino (2007); Marcuschi e Dionisio (2007), além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) e os (PCN’s, 1998). O levantamento bibliográfico realizou-se através de trabalhos científicos com publicações no âmbito do Brasil, dentre eles, monografias, teses e dissertações voltadas ao estudo da oralidade para alunos da EJA no Ensino Médio no Brasil, com um recorte temporal de 10 anos (2012 a 2022). Os resultados investigados apontaram que, embora a análise tenha se restringido a um recorte de 10 anos, há uma grande escassez de produção científica voltada ao ensino da oralidade nas aulas de Códigos e Linguagens para o público da EJA. Sendo assim, chegamos à conclusão de que apesar da grande ênfase que os documentos oficiais atribuem para o ensino da Oralidade, enquanto prática de linguagem, ainda não há um trabalho efetivo, em sala de aula, cujas contribuições auxiliem o aluno da EJA a desenvolver suas competências linguísticas, revelando-se, desta forma, um trabalho ainda bastante reduzido e pouco produtivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Marcelo Vieira Nóbregapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectPrática de linguagempt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectCódigos e linguagenspt_BR
dc.titleA oralidade aplicada ao contexto da EJA do ensino médio: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JAKELINE DOS SANTOS SOUZA.pdf419.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdf103.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.