Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29322
Título: Assistência farmacêutica na saúde mental: um diagnóstico na atenção básica de saúde no município de Matinhas-PB
Autor(es): Medeiros, Walisson de
Palavras-chave: Transtornos mentais
Assistência Farmacêutica na Saúde Mental
Atenção básica de saúde
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: Psicotrópicos ainda representam uma significativa parcela dos fármacos prescritos na atenção básica, porém uma boa parte dos usuários faz uso de maneira inadequada desses medicamentos, até mesmo sem a real necessidade. Nesta perspectiva, eis que surge no cenário o serviço farmacêutico na Unidade Básica de Saúde, na figura do profissional farmacêutico para promover o uso racional de medicamentos, bem como sugerir intervenções quando necessário. O objetivo deste estudo foi descrever as condições da Assistência Farmacêutica na Saúde Mental, voltadas à gestão do serviço e ao usuário do medicamento. Tratou-se de uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa e descritiva, que aconteceu no período de janeiro a julho de 2022, na Farmácia Básica Municipal e na Secretaria Municipal de Saúde, em Matinhas-PB. Os dados foram coletados por meio de um formulário os quais contemplavam as variáveis: idade, gênero, escolaridade, estado civil, uso de medicamentos, gestão da Assistência Farmacêutica entre outras. A amostra foi expressa por 200 pacientes, com predominância do gênero feminino (68,5%) e quanto à escolaridade 41,5% dos participantes não eram alfabetizados. A faixa etária que predominou foi menor de 18 anos, seguida da de 50 a 59 anos, com (18,5%) e (17,5%) respectivamente. Os principais tipos de transtornos mentais identificados foram o Depressivo 77 (38,5%), a Ansiedade 66 (33,0%) e o Psicóticos 31 (15,5%). A maioria 175 (87,5%) não realizava a polifarmácia, 70 (35,0%) utilizavam dois medicamentos e 97 (48,5%) realizavam o tratamento no período compreendido de 0 a 1 ano. A análise dos resultados permite identificar o perfil clínico e farmacoterapêutico dos indivíduos, bem como as ações desenvolvidas no âmbito da assistência farmacêutica na unidade básica de saúde, desde a estrutura, aquisição de medicamentos, controle e dispensação, mostrando a importância do profissional farmacêutico promovendo o uso racional de medicamentos e fazendo intervenções quando necessário. Portanto, a inserção do farmacêutico na atenção básica é essencial, uma vez que é o profissional que detém conhecimentos sobre a fisiopatologia dos diferentes distúrbios orgânicos e a farmacoterapia. Esse profissional estabelece uma logística competente para o sucesso terapêutico, pois está envolvido em todo o ciclo da Assistência Farmacêutica, incluindo a atenção e os cuidados farmacêuticos.
Descrição: MEDEIROS, Walisson de. Assistência farmacêutica na saúde mental: um diagnostico na atenção básica de saúde no município de Matinhas-PB. 2022. 70 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29322
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Walisson de MedeirosTCC - Walisson de Medeiros2.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito92.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.