Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29339
Título: Mecanismo de transferência de calor: um estudo acerca da relevância desse processo
Autor(es): Lopes, André Luiz Pereira
Palavras-chave: Transferência de calor
Termodinâmica
Convecção
Radiação
Data do documento: 29-Jul-2022
Resumo: O referido estudo dá uma maior visibilidade sob as formas de mecanismos de calor por condução, convecção e radiação. Neste trabalho, é apresentada uma análise bibliográfica sobre os mecanismos de transferência, trazendo demonstrações e acontecimentos do dia a dia para a melhor compreensão desse assunto. Tendo como principal objetivo abordar as formas de transferência de calor na termodinâmica para tentar expor o conhecimento desse contexto, trazendo para esse debate maneiras simples e objetivas para a melhor compreensão dos mecanismos de transferência de calor. O presente trabalho trata-se de um artigo bibliográfico que segue uma linha de pesquisa exploratório e qualitativa e está dividida em seções das quais abordam da seguinte forma: de inicio a reflexão parte de uma introdução em relação ao calor e temperatura abordando conforme Halliday, 4ª edição, “o calor é a energia que é transferida entre um sistema e seu ambiente, devido a uma diferença de temperatura que existe entre eles”. Mais adiante, trata-se de forma bem sucinta sobre as quatro leis da termodinâmica abordando cada uma delas, e por ultimo, abordamos os três mecanismos de transferência de calor; por condução, convecção e radiação, que ao desenvolver desse trabalho o estudo propõe trazer uma relevância para esse contexto e abordar de maneira que a compreensão do conteúdo seja captada e compreendida pelo leitor mesmo com pouca base de conhecimento sobre esses fenômenos que são explicados a partir de estudos da termodinâmica.
Descrição: LOPES, A. L. P. Mecanismo de transferência de calor: um estudo acerca da relevância desse processo. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29339
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - André Luiz Pereira LopesTCC - André Luiz Pereira Lopes671.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito312.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.