Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2934
Título: Desenvolvimento e caracterização de micropartículas de xilana pela técnica de reticulação polimérica interfacial usando trimetafosfato de sódio
Autor(es): Costa, Silvana Cartaxo da
Palavras-chave: Xilana
Micropartículas de xilana
Trimetafosfato de sódio
Data do documento: 13-Fev-2014
Resumo: O desenvolvimento de novos sistemas de liberação de fármaco é considerado uma abordagem importante para obter um efeito farmacológico desejado de uma maneira eficiente, o que é preferível a alterar a natureza química da droga. Esta abordagem pode ser aplicada para prolongar a liberação do fármaco e melhorar a eficácia terapêutica, segurança e aceitação do paciente. Entre esses sistemas se encontram as Micropartículas, que são sistemas micrométricos (1-1000 μm) que podem ser classificados de acordo com a sua constituição em: microesferas, que são sistemas matriciais monolíticos, e microcápsulas, que são sistemas reservatórios contendo uma substância ativa ou núcleo rodeado por uma membrana ou revestimento. Os polímeros biodegradáveis tornam-se cada vez mais importante no desenvolvimento desses sistemas. A xilana, um polímero largamente encontrado na natureza, é degradada por enzimas produzidas especificamente pela microflora colônica, o que a torna uma alternativa na produção de sistemas microparticulados.Assim, esse trabalho teve como objetivo produzir micropartículas pela técnica de reticulação polimérica interfacial usando trimetafosfato de sódio como agente reticulante. A partir desse método foram produzidas micropartículascom a forma predominantemente esférica e bem distribuídas individualmente. A espectroscopia na região do infravermelho confirmou a reticulação da xilana com o trimetafosfato de sódio, uma vez que formou ligações éster fosfato, identificadas pelo pico 1258 cm-1. Foi visto também que durante a produção das micropartículas, diversos parâmetros, tais como velocidade de agitação, concentração do polímero e do reticulante, influenciam no tamanho das micropartículas. Concluindo, este trabalho mostrou que através da reticulação polimérica interfacial é possível produzir micropartículas de xilana usando trimetafosfato de sódio como agente reticulante.
Descrição: COSTA, Silvana Cartaxo da. Desenvolvimento e caracterização de micropartículas de xilana pela técnica de reticulação polimérica interfacial usando trimetafosfato de sódio. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2934
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana Cartaxo da Costa.pdfSilvana Cartaxo da Costa1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.