Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29344
Título: Transformações socioespaciais na cidade de Mamanguape e a instalação do campus IV litoral norte da Paraíba
Autor(es): Silva, Alice Maria Marques da
Palavras-chave: Ensino Superior
Transformação Socioespacial
Mamanguape
Data do documento: 28-Dez-2020
Resumo: No contexto das mudanças que ocorrem na sociedade desde as últimas décadas do século XX, destacam-se a disseminação das Instituições de Ensino Superior (IES), que possibilitaram o desenvolvimento local e a produção cientifica mais abrangente. No Brasil, o ensino superior passou por diferentes etapas. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) podemos destacar o Programa Expandir, que levou o ensino superior a diferentes regiões brasileiras, permitindo sua acessibilidade em diferentes localidades, e principalmente nas cidades do interior brasileiro. Neste processo de expansão foi construído o Campus IV, que ficou divido entre as cidades de Mamanguape/PB e Rio Tinto/PB. Além da instalação da Universidade na cidade de Mamanguape (2007), durante o governo de Ricardo Coutinho (2011-2018) muitos projetos foram desenvolvidos neste município, objeto desta pesquisa, que passou a vivenciar mudanças socioespaciais em seu contexto urbano. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a importância e as mudanças ocorridas na cidade de Mamanguape e a instalação do Campus IV, que há 13 anos faz parte da realidade deste município. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e se desenvolveu em três etapas: pesquisa bibliográfica e exploratória, observação e por fim, questionários online para coleta de dados.
Descrição: SILVA, A. M. M. da. Transformações socioespaciais na cidade de Mamanguape e a instalação do campus IV litoral norte da Paraíba. 2020. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29344
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.