Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29346
Título: “Avanços", desafios e retrocessos da educação do campo: um estudo de caso no Assentamento São Domingos, Distrito de Tabuleiro, Bananeiras/PB
Autor(es): Santos, Marianna Moreira
Palavras-chave: Educação do/no campo
Assentamento São Domingos
Escola do campo
EJA-Rural
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: A Educação do campo, em sua perspectiva ideológica, é uma modalidade de ensino que tem como objetivo principal transmitir e produzir conhecimentos educacionais adequados aos anseios de crianças, jovens e adultos que vivem, trabalham e se reproduzem socialmente do e no campo. Por isso, este trabalho se justifica, por apresentar uma análise de um cenário de desvalorização da educação do campo e dos sujeitos que historicamente protagonizam e formam a bandeira da luta pela educação do campo, sejam os indígenas, quilombolas, camponeses, assentados, caiçaras entre outros. Objetivamos com o desenvolvimento deste trabalho, elaborar um estudo de caso no Assentamento São Domingos, localizado no Distrito de Tabuleiro, município de Bananeiras, na região do Agreste paraibano. Pretendemos analisar os “avanços”, desafios e retrocessos da educação do campo no cotidiano e no mundo vivido pelos estudantes da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA-Rural), desenvolvida no Assentamento São Domingos. O Assentamento São Domingos, o qual como tantos outros assentamentos, fora marcado por disputas territoriais. Está localizado no Distrito de Tabuleiro, no município de Bananeiras/PB, região pertencente ao agreste paraibano e existe a cerca de 20 anos. A presente pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso, e suas bases teórico-conceituais se fundamentaram em autores que sustentam a temática em questão. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica em obras, livros, teses, dissertações e artigos científicos, além de consulta na web. O trabalho de campo também foi fundamental para nossas apreensões da realidade manifestada entorno dos “avanços, desafios e retrocessos da educação do campo em nossa área de pesquisa. Portanto, evidenciamos a necessidade de uma maior organização através do Estado, sindicatos, e organizações sociais como um todo, para impor políticas educacionais voltadas para a EJA-Rural e outros seguimentos, visando melhorar e superar as lacunas evidenciadas nessa pesquisa rumo uma sociedade que prescinda para uma educação do campo para além do capital.
Descrição: SANTOS, M. M. “Avanços", desafios e retrocessos da educação do campo: um estudo de caso no Assentamento São Domingos, Distrito de Tabuleiro, Bananeiras/PB. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29346
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Marianna Moreira Santos.pdfPDF- Marianna Moreira Santos1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito164.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.