Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29350
Título: Educação do campo e agroecologia como metodologia de ensino na Escola Miguel Pereira - Lagoa de Dentro/PB
Autor(es): Lima, Marcilene Barbosa Oliveira de
Palavras-chave: Agroecologia
Educação
Educação do campo
Data do documento: 17-Dez-2020
Resumo: Esta pesquisa analisa a Agroecologia como parte da Educação do Campo, a mesma realizou-se na Escola Miguel Pereira, município de Lagoa de Dentro, onde foi possível compreender esta temática a partir do entendimento da educação como maneira de emancipação humana. Desse modo, vimos a agroecologia como metodologia de ensino eficiente para o que se propõe. As premissas iniciais para desenvolver este trabalho foram as seguintes: É possível analisar a tríade dialética, Natureza, Agroecologia e Campesinato e a maneira como estão vinculados? É possível entender e adequar a Agroecologia enquanto emergência metodológica de ensino nas escolas? Esta pesquisa se pautou a princípio em uma análise teórica, intermediada pela pesquisa participativa de campo, em que se buscou compreender os elementos que relaciona a educação do campo com a agroecologia e conceber esta como metodologia de ensino. Entre os autores que serviram como embasamento teórico vale ressaltar, Fernandes e Molina (2004), Gadotti (1992), Freire (1996), Silva e Fagundes (2011), Tardin (2012), Lima (2016), Marx (1968), entre outros. Assim, alguns argumentos teóricos que utilizamos puderam ser alinhados à pesquisa empírica, para poder entender esta temática. Dessa maneira, ficou nítido e expressivo o quanto a Agroecologia pode contribuir para Educação do campo e para ciência geográfica.
Descrição: LIMA, M. B. O. de. Educação do campo e agroecologia como metodologia de ensino na Escola Miguel Pereira - Lagoa de Dentro/PB. 2020 42f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29350
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Versão 2.0.pdfPDF - Marcilene Barbosa Oliveira de Lima2.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC - UEPB.pdfTermo de depósito61.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.