Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29352
Título: A dinâmica territorial no Brejo paraibano: uma análise do processo de assentamento Nova Margarida - Alagoa Grande-PB
Autor(es): Lima, Severino do Ramo Pereira de
Palavras-chave: Dinâmica Territorial
Luta pela Terra
Alagoa Grande
PA Nova Margarida
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O Brasil tem em sua história, incontáveis disputas territoriais envolvendo latifúndio x camponeses/capital x trabalho. Na região nordeste a maioria desses embates se dão em áreas utilizadas para o plantio da cana-de-açúcar. Essas disputas exercem sobre o território relações de poder, trabalho e modo de vida e, consequentemente, interferem na sua configuração e estrutura. Assim, o território é mutável e variável, sendo que a sua dinâmica se dá por meio dos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização, os quais dão forma e função a determinado território. Desse modo, o presente trabalho analisa a dinâmica territorial em relação às questões da luta pela terra, que resultam em assentamentos rurais no município de Alagoa Grande-PB, levando em consideração os processos de desterritorialização nas terras da antiga Usina Tanques S/A e reterritorialização presentes na formação do Projeto de Assentamento (PA) Nova Margarida, objeto desse estudo. A pesquisa foi iniciada pela revisão bibliográfica para compreender o conceito de território, sua criação e recriação, tendo como base os estudos de Raffestin (1993), Fernandes (1994), Souza (1995; 2018), Haesbaert (2005; 2009), Moreira e Targino (1996; 2007; 2011), Menezes et al (2013), Pontes (2011), entre outros. Em seguida, foram realizados os trabalhos de campo, para conhecer e entrevistar os sujeitos envolvidos na luta pela terra e criação do PA estudado. Assim, podemos compreender que o território é o resultado da ação do trabalho e poder imposta pelos sujeitos no espaço geográfico, e que, essas relações de poder não são permanentes, podendo ser extintas e dar lugar a novas relações. Tal dinâmica pode transformar um território de latifúndio em um de reforma agrária. Desse modo, percebemos como as ações dos sujeitos sociais fomentaram a dinâmica territorial, possibilitando a constituição do PA Nova Margarida e a permanência dos agricultores no campo alagoa-grandense.
Descrição: LIMA, S. do R. P. de. A dinâmica territorial no Brejo paraibano: uma análise do processo de assentamento Nova Margarida - Alagoa Grande-PB. 2020. 61f. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29352
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SEVERINO FINAL.pdfPDF - Severino do Ramo Pereira de Lima1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ficha de depósito.pdfTermo de depósito595.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.