Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29357
Título: Potencialidades agrícolas naturais de solos da Microrregião de Guarabira/PB: contribuição para adequação na relação solo/planta e no desenvolvimento rural
Autor(es): Dantas, Wellington Miguel
Palavras-chave: Terras
Potencial Agrícola
Sustentabilidade
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: O solo é um dos recursos naturais indispensáveis para a manutenção da vida na superfície terrestre. Porém, sob a influência do sistema econômico capitalista, tais recursos são explorados intensamente, o que contribui para o processo de degradação e a perda de seus nutrientes, influenciando negativamente na produtividade e no desenvolvimento econômico. O objetivo dessa pesquisa é avaliar o potencial agrícola e nutricional de solos da Microrregião de Guarabira/PB, apontar suas limitações, propor ações de uso e manejo sustentável dessas terras e contribuir para a adequação na relação solo/planta no desenvolvimento rural. Os direcionamentos metodológicos adotados foram: trabalhos de campos em 127 ambientes agrícolas, inicialmente com o reconhecimento da área de estudo, sendo coletadas 127 amostras de solo da camada arável, com o uso do trado de caneco de 4 polegadas. Em seguida, os solos foram georreferenciados, preparados para a descrição macromorfológica e enviadas para análise rotineira de fertilidade no laboratório de Química e Fertilidade do Solo do Departamento de Solos e Engenharia Rural do CCA/UFPB. Os resultados encontrados evidenciam que: 57% das amostras de solos analisados possuem pH ideal; 38% são ácidos e apenas 5% são alcalinos, demonstrando que a maioria desses solos apresenta uma boa fertilidade natural. Assim, os municípios de Caiçara, Sertãozinho, Belém e Guarabira apresentaram os melhores níveis de pH. Praticamente 100% das amostras de solo apresentaram Soma de Bases (SB) média a muito boa, sendo que os municípios de Alagoinha, Guarabira, Lagoa de Dentro e Mulungu registraram os melhores valores. O mesmo pode ser observado para os resultados de Capacidade de Troca Catiônica (CTC), em que as amostras registraram CTC média a alta, principalmente Guarabira, Cuitegi, Lagoa de Dentro, Mulungu, Alagoinha, Serra da Raiz e Pirpirituba. Portanto, a maioria dos solos estudados confirma a grande relevância para uso agrícola. Desse modo, o conhecimento das vulnerabilidades e potencialidades desses solos pode ser usado eficazmente, no momento de planejar quaisquer atividades agrícolas na área de estudo, procurando evitar o mau uso destes recursos naturais, aumentar a produtividade e gerar maior poder econômico dos agricultores.
Descrição: DANTAS, W. M. Potencialidades agrícolas naturais de solos da Microrregião de Guarabira/PB: contribuição para adequação na relação solo/planta e no desenvolvimento rural. 2020. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Geografia e Território: Planejamento Urbano, Rural e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29357
Aparece nas coleções:III - GTPRA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA FINAL WELLINGTON TCC finalizado.pdfPDF- Wellington Miguel Dantas745.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo dspace WELLINGTON.pdfTermo de depósito1.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.