Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29360
Título: O planejamento pedagógico do judô focado nos elementos psicomotores e desempenho de escolares
Autor(es): Cavalcanti, Ado Marcelo Barbosa
Palavras-chave: Judô
Habilidade motora
Aspectos psicomotores
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Considerando a criança um ser que progressivamente desenvolve-se passando por estágios de desenvolvimento que define o nível de motricidade em que se encontra o seu desenvolvimento e sua habilidade motora, faz-se necessário que nesta etapa de desenvolvimento, os movimentos e as atividades motoras básicas sejam bem trabalhadas e desenvolvidas, respeitando-se princípios científicos-pedagógicos adequados para atingir o propósito desejado, a fim de que não haja no futuro, um comprometimento destas habilidades. Considerando que o Judô é um esporte desenvolvido no contato corpo a corpo, na ação dessa relação (corpo a corpo), a criança pouco a pouco toma consciência do corpo que habita e a sua vivência corporal se torna precisa, desenvolvendo-se as funções psicomotoras (esquema corporal, tônus de postura, coordenação global, etc). Buscaremos nessa nova etapa esclarecer a relação da atuação profissional na estruturação de uma pedagogia do judô, voltada no conhecimento específico dos Sensei (professores de Judô) sobre a importância da prática dessa modalidade esportiva na contribuição da melhoria dos aspectos psicomotores e consequentemente do desempenho motor de escolares.
Descrição: CAVALCANTI, Ado Marcelo Barbosa. O planejamento pedagógico do judô focado nos elementos psicomotores e desempenho de escolares. 2020. 36f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29360
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ado Marcelo Barbosa CavalcantiTCC - Ado Marcelo Barbosa Cavalcanti839.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito553.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.