Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBenevenuto, Renata Diniz-
dc.date.accessioned2023-06-03T23:38:07Z-
dc.date.available2023-06-03T23:38:07Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.otherCDD 378-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29363-
dc.descriptionBENEVENUTO, R. D. Aprendizagem ubíqua no processo educativo dos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveis. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO ser humano está cada vez mais conectado com a tecnologia, e o termo ubiquidade vem trazendo essa realidade pra dentro das salas de aula, sendo um alicerce para os professores em função de uma aprendizagem mais atrativa. É através de dispositivos móveis, notebooks, tablets, que a aprendizagem ubíqua pode ser alicerçada e utilizada, ela está na palma das mãos. Esse trabalho traz essa nova realidade para professores e para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, uma proposta com o uso do screencast, de forma elaborada e facilitadora, assim como também um tutorial para nortear professores que adotarem essa abordagem em sala de aula. O nosso trabalho se classifica como uma pesquisa bibliográfica, a partir das obras das/os pesquisadores Prensky (2001), Santaella (2010), Ceni, Barbosa e Silva (2017), Delaunay (2009), Santos (2006), Bruno (2012), Batista (2016), Moran (2013), dentre outras/os, assim como os seguintes documentos regidos por leis: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2018). Entretanto, o presente trabalho vem com o intuito de ajudar os discentes a desenvolver uma aprendizagem próxima dos anseios da sociedade contemporânea e ubíqua e que corre de acordo com a evolução tecnológica, ou seja, uma aprendizagem ubíqua, que é justamente uma aprendizagem que pode ser alcançada a qualquer hora, em qualquer lugar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Marlon Tardelly Morais Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem ubíquapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectProcessos educativospt_BR
dc.titleAprendizagem ubíqua no processo educativo dos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CamScanner 07-14-2022 20.48.pdf575.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC RENATA 13.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.