Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Benevenuto, Renata Diniz | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-03T23:38:07Z | - |
dc.date.available | 2023-06-03T23:38:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 378 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29363 | - |
dc.description | BENEVENUTO, R. D. Aprendizagem ubíqua no processo educativo dos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveis. 2022. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ser humano está cada vez mais conectado com a tecnologia, e o termo ubiquidade vem trazendo essa realidade pra dentro das salas de aula, sendo um alicerce para os professores em função de uma aprendizagem mais atrativa. É através de dispositivos móveis, notebooks, tablets, que a aprendizagem ubíqua pode ser alicerçada e utilizada, ela está na palma das mãos. Esse trabalho traz essa nova realidade para professores e para alunos do 5° ano do Ensino Fundamental, uma proposta com o uso do screencast, de forma elaborada e facilitadora, assim como também um tutorial para nortear professores que adotarem essa abordagem em sala de aula. O nosso trabalho se classifica como uma pesquisa bibliográfica, a partir das obras das/os pesquisadores Prensky (2001), Santaella (2010), Ceni, Barbosa e Silva (2017), Delaunay (2009), Santos (2006), Bruno (2012), Batista (2016), Moran (2013), dentre outras/os, assim como os seguintes documentos regidos por leis: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996), Base Nacional Comum Curricular, Brasil (2018). Entretanto, o presente trabalho vem com o intuito de ajudar os discentes a desenvolver uma aprendizagem próxima dos anseios da sociedade contemporânea e ubíqua e que corre de acordo com a evolução tecnológica, ou seja, uma aprendizagem ubíqua, que é justamente uma aprendizagem que pode ser alcançada a qualquer hora, em qualquer lugar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Marlon Tardelly Morais Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem ubíqua | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Processos educativos | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem ubíqua no processo educativo dos anos iniciais do ensino fundamental: diálogos possíveis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CamScanner 07-14-2022 20.48.pdf | 575.45 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TCC RENATA 13.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.