Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29365
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Aiury Brito da-
dc.date.accessioned2023-06-03T23:45:57Z-
dc.date.available2023-06-03T23:45:57Z-
dc.date.issued2022-08-04-
dc.identifier.otherCDD 372.868-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29365-
dc.descriptionCOSTA, A. B. A contribuição da dança clássica no processo de ensino-aprendizagem escolar. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste trabalho foi destacar a relevância no desenvolvimento educacional em práticas pedagógicas existentes na Educação Infantil por meio da dança clássica, a partir das experiências vividas no ensino do balé clássico, com base na experiência de 3 (três) profissionais/professores, da rede pública e da rede privada do município de Campina Grande – PB. Evidenciando as experiências desses profissionais, no tocante à Educação Infantil e, concomitante a isso, esse trabalho também analisa a relação existente entre ambos e suas potencialidades. A dança clássica neste estudo é reconhecida como uma ferramenta usada para garantir à ludicidade no âmbito escolar que garantem lazer, distração, socialização, entre outros. Mas, acima de tudo, promovem possibilidades de desenvolvimento significativo em seu processo pedagógico. O trabalho identifica a importância que as práticas culturais, esportivas e sociais que vem ganhando seu lugar na educação básica, e que possui papel fundamental junto ao planejamento da escola e suas contribuições têm sido cada vez mais necessárias no processo escolar. A presente metodologia de pesquisa se caracteriza com uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo por ir além da observação de escritas, investigando como a dança está presente na educação escolar, a partir de entrevistas com profissionais que atualmente estão trabalhando e convivendo no meio educacional, especificadamente no ambiente escolar. Para tanto, esse trabalho foi respaldado, tanto nos documentos oficiais (LDB; RECNEI; DCNEI), assim como nos seguintes autores: Montessori (1987); Souza (2004); Mattos (2008) e outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa .Ma Rosemary Alves de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDança clássicapt_BR
dc.titleA contribuição da dança clássica no processo de ensino-aprendizagem escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aiury Brito da Costa.pdfPDF - AIURY BRITO DA COSTA721.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito77.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.