Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29365
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Aiury Brito da | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-03T23:45:57Z | - |
dc.date.available | 2023-06-03T23:45:57Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.868 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29365 | - |
dc.description | COSTA, A. B. A contribuição da dança clássica no processo de ensino-aprendizagem escolar. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo geral deste trabalho foi destacar a relevância no desenvolvimento educacional em práticas pedagógicas existentes na Educação Infantil por meio da dança clássica, a partir das experiências vividas no ensino do balé clássico, com base na experiência de 3 (três) profissionais/professores, da rede pública e da rede privada do município de Campina Grande – PB. Evidenciando as experiências desses profissionais, no tocante à Educação Infantil e, concomitante a isso, esse trabalho também analisa a relação existente entre ambos e suas potencialidades. A dança clássica neste estudo é reconhecida como uma ferramenta usada para garantir à ludicidade no âmbito escolar que garantem lazer, distração, socialização, entre outros. Mas, acima de tudo, promovem possibilidades de desenvolvimento significativo em seu processo pedagógico. O trabalho identifica a importância que as práticas culturais, esportivas e sociais que vem ganhando seu lugar na educação básica, e que possui papel fundamental junto ao planejamento da escola e suas contribuições têm sido cada vez mais necessárias no processo escolar. A presente metodologia de pesquisa se caracteriza com uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa de campo por ir além da observação de escritas, investigando como a dança está presente na educação escolar, a partir de entrevistas com profissionais que atualmente estão trabalhando e convivendo no meio educacional, especificadamente no ambiente escolar. Para tanto, esse trabalho foi respaldado, tanto nos documentos oficiais (LDB; RECNEI; DCNEI), assim como nos seguintes autores: Montessori (1987); Souza (2004); Mattos (2008) e outros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa .Ma Rosemary Alves de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Dança clássica | pt_BR |
dc.title | A contribuição da dança clássica no processo de ensino-aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Aiury Brito da Costa.pdf | PDF - AIURY BRITO DA COSTA | 721.16 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 77.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.