Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2937
Título: Nacionalidade x cidadania: uma análise do tratado de cooperação e amizade entre Brasil e Portugal
Autor(es): Epifânio, Tayrone Teles
Palavras-chave: Nacionalismo
Cidadania
Tratado
Data do documento: 14-Fev-2014
Resumo: O presente artigo visa analisar o Tratado de Amizade e Cooperação entre Brasil e Portugal, sob o prisma da Nacionalidade e Cidadania, considerando as dificuldades enfrentadas pelos estrangeiros de ter acesso à cidadania através da nacionalidade. Desse modo, se faz inicialmente uma explanação a respeito do Princípio da Reciprocidade, sendo este um importante meio para se estabelecer uma relação de igualdade e isonomia entre Estados, e garantindo-se em forma de Tratados as mesmas condições de tratamento de um determinado objeto entre os Estados relacionados. Em seguida, o trabalho aborda a respeito da Nacionalidade e Cidadania, fazendo uma equiparação constitucional entre brasileiros e estrangeiros. Por fim, dispõe a respeito do Tratado de Amizade entre Brasil e Portugal, e arrola uma série de Diretos e Deveres adquiridos por esse Tratado aos brasileiros residentes em Portugal, e portugueses residentes no Brasil, entre esses direitos, o de ter acesso à Cidadania, sem a necessidade de se obter a Nacionalidade, equiparando-se aos nacionais.
Descrição: EPIFÂNIO, Tayrone Teles. Nacionalidade x cidadania: uma análise do tratado de cooperação e amizade entre Brasil e Portugal . 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2937
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayrone Teles Epifânio.pdfTayrone Teles Epifânio396.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.