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dc.contributor.authorGrangeiro, Matheus Martins-
dc.date.accessioned2023-06-04T22:41:57Z-
dc.date.available2023-06-04T22:41:57Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.otherCDD 375-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29370-
dc.descriptionGRANJEIRO, M. M. Adequações curriculares no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba mediante a Pandemia de Covid-19. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande - PB, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva analisar o processo de adequação curricular na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I) para atendimento às demandas educacionais atípicas, geradas pela pandemia global causa pela doença COVID-19. Essas adequações, dentre elas a adoção do ensino remoto emergencial, foram necessárias devido à suspensão das aulas presenciais em todo o Brasil como estratégia para conter a propagação do vírus causador da doença que já matou mais de 700 mil vidas no páis. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa nos moldes de análise documental, tendo como técnica de coleta de dados um questionário disponibilizado pelo Google Forms. Os sujeitos da pesquisa foram 11 professores/as de cursos do Centro de Educação (CEDUC/UEPB), de um total de 196 lotados no referido Centro e a coordenadora das graduações, à época, Profª Vagda Rocha. O critério de inclusão foi a adesão livre e esclarecida dos/as participantes. Foi solicitada também a participação de um/a representante da Associação de Professores (ADUEPB), que não atendeu à solicitação. Com dados fornecidos pela Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN-Transparência Pública) foi mapeada os quantitativos de professores/as e alunos/as da UEPB, do campus I e do CEDUC, destacando-se o número de matrículas trancadas em 2020. Pretendia-se mapear também o número de componentes ofertados e concluídos na Etapa I do ensino remoto (março a junho de 2020) avaliadas pela UEPB como "experiências exitosas", mas em resposta aos nossos memorandos, a PROGRAD, a PROPLAN e a CTIC responderam não haver sistematizado esses dados. Todos/as os/as participantes avaliaram como satisfatória a atuação da UEPB ao adotar o ensino remoto e as ações de apoio a professores/as e estudantes, tais como as Jornadas Pedagógicas Docentes, o suporte técnico por meio de diversos setores; o Programa de Auxílio Conectividade para os/as estudantes, que distribui quase 4 milhões a título de bolsas para compra de equipamentos e serviços de internet apenas em 2020. Demostram apreensão quanto ao retorno às aulas presenciais, considerando risco de infecção própria, de estudantes e de outros/as profissionais; uso de TDIC e condições sanitárias dos locais de trabalho, porém dispostos a empreenderem esforços mediante as demandas que se apresentarem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsino remoto emergencialpt_BR
dc.titleAdequações curriculares no Centro de Educação da Universidade Estadual da Paraíba mediante a Pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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