Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29379
Título: | A educação de gênero e a escola em defesa da vida |
Autor(es): | Raposo, Cláudia Patrícia da Silva |
Palavras-chave: | Ensino Aprendizagem Educação de gênero Ideologia de gênero |
Data do documento: | 16-Set-2022 |
Resumo: | O tema educação de gênero é alvo de várias discussões perante à sociedade, dentre elas estão a forma com que nossas crianças recebem informações sobre o próprio corpo e os corpos das outras pessoas; a sexualidade no tocante às suas escolhas e ou características (físicas, estéticas, comportamentais); as diferenças entre gêneros, bem como sobre o papel da escola como formadora de conhecimento, personalidades, valores, modos de convivência e respeito aos direitos humanos para todos/as, independentemente das diferenças, que são fundamentais à valorização da vida. Nessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo analisar a relevância da educação de gênero para o reconhecimento e respeito aos direitos humanos e, assim, auxiliar na constatação de que esse reconhecimento exalta a valorização da vida, corroborando a formação em valores desde a infância, tendo a escola como coparticipante nesse processo. Para atender ao objetivo proposto, desenvolveu-se uma metodologia baseada na abordagem qualitativa, nos moldes da análise documental, centrada na análise do Decreto municipal nº 6.950/2018, que tinha como finalidade proibir professores/as da rede de educação pública e privada do município de Campina Grande/PB de trabalharem com materiais relacionados à “ideologia de gênero”, e também aos que assim viessem a ser considerados pelos pais, curadores ou responsáveis. Conclui-se que nas escolas, campo da pesquisa, não têm se dado a devida atenção à educação de gênero e, por isso, as profissionais participantes da pesquisa não se sentem preparadas para a abordagem. Por fim, ressalta-se que é irrefutável a relevância de se trabalhar a educação de gênero para o reconhecimento e respeito aos direitos humanos, como também combater injustiças motivadas por diferenças desta natureza, tais como feminicídios, importunação, estupros, homofobias e outras. Esse tipo de educação exalta a valorização da vida e deve corroborar com a formação em valores desde a infância, tendo a escola como coparticipante. |
Descrição: | RAPOSO, C. P. S. A educação de gênero e a escola em defesa da vida. 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29379 |
ISSN: | CDD 370 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF -Cláudia Patrícia da Silva Raposo. pdf.pdf | PDF - CLÁUDIA PATRÍCIA DA SILVA RAPOSO | 282 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito. pdf.pdf | Termo de Depósito | 256.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.