Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29384
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Filipe Arruda de | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-05T12:15:42Z | - |
dc.date.available | 2023-06-05T12:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 420 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29384 | - |
dc.description | CASTRO, F. A. O uso do diário reflexivo na formação inicial do professor de língua inglesa: um estudo a partir da experiência de ensino junto a refugiados na Jordânia (Oriente Médio). 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Inglês) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Desde o início da história da humanidade, pessoas são forçadas a abandonarem sua origem por temores de perseguição étnico-raciais, religiosas, guerras e violação de direitos humanos. Estes temores são compreendidos na modernidade e contemporaneidade por "períodos vermelhos", ou seja, momentos que marcam muita instabilidade social de esfera global, nos quais emergem sujeitos sócio-históricos em estado mais grave de violação dos Direitos Humanos: os refugiados (ACNUR, 2020). Este grupo social e questões que os cercam oportunizam um cenário de estudo por meio da linguagem, ancorada na perspectiva da Linguística Aplicada (LA) INdisciplinar como uma ciência social (MOITA LOPES, 2006b) que dialoga com os questionamentos contemporâneos. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as contribuições da escrita de diários reflexivos (DRs) sobre uma experiência de ensino de inglês para refugiados na Jordânia (Oriente Médio) no meu agir como professor em formação inicial. Para isso, foram estabelecidos como objetivos específicos: (i) identificar os conteúdos temáticos mais relevantes descritos no meu DR; (ii) verificar de que forma os temas identificados revelam a minha postura reflexiva e inclusiva; e (iii) demonstrar os indícios de ressignificação vivenciadas sobre o agir docente. Como suporte teórico, faço uso das contribuições de Richards e Rodgers (2001), Moita Lopes (2006a; 2006b), Mota (2010), dentre outros, para refletir sobre a caminhada da LA na contemporaneidade; Hariri (2018), Alefesha e Al-Jamal (2019), ACNUR (2020), para compreender a inclusão social de refugiados em contexto de ensino-aprendizagem de língua inglesa (LI); Perrenoud (2002) e Freire (2007), para contemplar as questões relacionadas à postura reflexiva dos professores; e Pajares (1992), Barcelos (2004; 2006) e Villani (2008), para abordar a discussão referente a crenças sobre o agir docente. Quanto ao percurso metodológico, a presente pesquisa é classificada como um estudo de caso de natureza documental e de abordagem qualitativa, na qual analiso o meu o DR enquanto professor pesquisador, vivenciando um intercâmbio social-voluntário no Oriente Médio. Ressalto que a análise realizada considera os conteúdos temáticos, por meio de uma análise linguístico-discursiva de sete entradas dos cinco DRs escritos apenas no primeiro mês da vivência com alunos e gestores do A’ylah Center, cujas aulas de Língua Inglesa eram ministradas na modalidade presencial. Diante do exposto, foi possível concluir que a principal contribuição da escrita de DRs sobre a minha experiência de ensino de inglês para refugiados na Jordânia no meu agir como professor em formação inicial foi me possibilitar mobilizar uma postura reflexiva e inclusiva diante das escolhas pedagógicas utilizadas naquele contexto de ensino. Pude perceber que, a cada registro, desde as intenções sobre como agir, os desafios vivenciados e os indícios de ressignificação, me senti convocado e socialmente comprometido a agir em prol de um aprendizado significativo para os meus alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientação: Profa. Dra. Karyne Soares Duarte Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Linguística aplicada | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professor | pt_BR |
dc.subject | Diário reflexivo | pt_BR |
dc.title | O uso do diário reflexivo na formação inicial do professor de língua inglesa: um estudo a partir da experiência de ensino junto a refugiados na Jordânia (Oriente Médio) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Filipe Arruda de Castro.pdf | PDF - Filipe Arruda de Castro | 771.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito_TCC_Filipe_Arruda_de_Castro.pdf | Termo de Depósito | 60.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.