Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29388
Título: A participação da Paraíba na segunda guerra mundial: a atuação no posicionamento político e na Força Expedicionária Brasileira (1942 - 1945)
Autor(es): Pereira, Luzia da Cruz
Palavras-chave: Segunda guerra mundial
Patriotismo
Nacionalismo
Força Expedicionária Brasileira - FEB
Data do documento: 29-Mai-2023
Resumo: A presente pesquisa aborda a participação da Paraíba na Segunda Guerra Mundial por meio da atuação política do estado e na Força Expedicionária Brasileira, entre os anos de 1942 - 1945. Considerando os processos políticos e militares que ocorreram no período da Segunda Guerra Mundial, inicialmente abordou-se o contexto geral do conflito, como antecedentes e a iniciação da guerra. Em seguida, analisou-se um panorama mais específico como as políticas adotadas na Paraíba durante a época, o auxílio paraibano no confronto bélico e seus desdobramentos. O objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a importância da participação paraibana na Segunda Guerra Mundial a partir de 1942 até 1945. Dessa maneira, a pesquisa teve como pergunta central o seguinte questionamento: De que forma foram efetuadas as mobilizações na Paraíba, uma vez que as mesmas foram cruciais para a cooperação direcionada aos aliados no conflito internacional? A partir da análise das mobilizações foram constatados que os movimentos realizados se deram mediante o esforço de guerra constituído por autoridades políticas, militares e a população do estado. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica (histórica) e documental, ancorada nas informações colhidas nas publicações especializadas. Nesse sentido, o trabalho apresentou um cenário que possibilitou viabilizar o estado da Paraíba, bem como sua atuação no campo das relações internacionais durante a Segunda Guerra Mundial.
Descrição: PEREIRA, Luzia da Cruz. A participação da Paraíba na segunda guerra mundial: a atuação no posicionamento político e na Força Expedicionária Brasileira (1942 - 1945). 2023. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29388
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luzia da Cruz PereiraTCC - Luzia da Cruz Pereira1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito do TCC187.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.