Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29392
Título: O programa de residência pedagógica na formação de professores de geografia durante a pandemia Covid-19: uso das plataformas digitais no ensino fundamental anos finais
Autor(es): Silva, Camila Coutinho da
Palavras-chave: Projeto Residência Pedagógica
Prática Pedagógica
Ensino de Geografia
Tecnologias informativas digitais
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar o Programa Residência Pedagógica (PRP), levando em consideração sua importância no procedimento de formação inicial dos futuros docentes ao sugerir uma investigação acercada percepção dos residentes dos cursos de Licenciaturas em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba-PB, Campus III - Guarabira possuem a respeito do PRP, para sua formação inicial. A residência aconteceu na Escola EEEF Antenor Navarro com as turmas nas quais desenvolveu atividades: 6° 7° e 8° ano do Ensino Fundamental II. Durante esse período de residência houve a Pandemia da COVID-19, no entanto, os residentes buscaram acrescentar as TICs (Tecnologias da informação e comunicação) por meio de plataformas digitais em seus planos de aula. Assim, a metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pois se aplica na ação empírica analítica adentrando aos espaços dos fenômenos e vivências arquitetadas por meio de sua ação mútua, ao acontecimento e da transformação dialética que acontece na natureza e na sociedade. Este trabalho buscou a validade das experiências arquitetadas no PRP. Logo, os resultados convergem para experiências e vivências construtivas no e para o saber/fazer docente, corroborando que a RP é uma experiência sólida e apropriada na e para a formação de Docentes. Nessa condição, o PRP contribui de uma maneira eficaz para coadunar teoria e prática, abastecendo algumas lacunas e faltas que continuam nas Licenciaturas.
Descrição: SILVA, C. C. da. O programa de Residência Pedagógica na formação de professores de Geografia durante a Covid-19: uso das plataformas digitais no ensino fundamental anos finais. 2023. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29392
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Coutinho da SilvaPDF - Camila Coutinho da Silva1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito236.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.