Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29393
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Thaís Ferreira do-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:04:24Z-
dc.date.available2023-06-12T12:04:24Z-
dc.date.issued2023-05-17-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29393-
dc.descriptionNASCIMENTO, T. F. do. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docente. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractResumo do TCC Este artigo abarca construções formativas referentes ao uso das tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente. A pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática do docente, analisando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Para atingir o objetivo principal elencamos três específicos: A) Identificar as principais ferramentas e recursos digitais utilizados pelos docentes no contexto educacional. B) Analisar o desenvolvimento de competências digitais por parte dos docentes para a integração das TICS em sua prática educativa. C) Avaliar os impactos do uso das TICS nas práticas pedagógicas, considerando a personalização do ensino, a colaboração entre os alunos e a melhoria da avaliação formativa. Nesse ínterim a pesquisa apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação influencia a prática do docente no processo de ensino e aprendizagem? . para responder a indagação em questão o artigo se valeu de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, se valendo das concepções dos seguintes autores: Fullan (2020), Kozma (2020), Pereira et al. (2021), Soares e Almeida (2021), Gülseçen et al. (2020) e Hsu et al. (2020) e dentre outros que trazem uma tessitura textual sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na prática docente. A pesquisa justifica-se pelo fato das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática do docente serem de extrema relevância, uma vez que as TICS têm o potencial de transformar a forma como a educação é concebida e conduzida. As análises contataram que as TICS têm se mostrado cada vez mais presentes no ambiente educacional, trazendo benefícios e desafios para os educadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador : Luandson Luis da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleO uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaís Ferreira do NascimentoPDF - Thaís Ferreira do Nascimento337.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.