Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29393
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Thaís Ferreira do | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T12:04:24Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T12:04:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29393 | - |
dc.description | NASCIMENTO, T. F. do. O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docente. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo do TCC Este artigo abarca construções formativas referentes ao uso das tecnologias de Informação e Comunicação na Prática Docente. A pesquisa tem como objetivo geral investigar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática do docente, analisando seus impactos no processo de ensino e aprendizagem. Para atingir o objetivo principal elencamos três específicos: A) Identificar as principais ferramentas e recursos digitais utilizados pelos docentes no contexto educacional. B) Analisar o desenvolvimento de competências digitais por parte dos docentes para a integração das TICS em sua prática educativa. C) Avaliar os impactos do uso das TICS nas práticas pedagógicas, considerando a personalização do ensino, a colaboração entre os alunos e a melhoria da avaliação formativa. Nesse ínterim a pesquisa apresenta a seguinte questão de pesquisa: Como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação influencia a prática do docente no processo de ensino e aprendizagem? . para responder a indagação em questão o artigo se valeu de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, se valendo das concepções dos seguintes autores: Fullan (2020), Kozma (2020), Pereira et al. (2021), Soares e Almeida (2021), Gülseçen et al. (2020) e Hsu et al. (2020) e dentre outros que trazem uma tessitura textual sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação na prática docente. A pesquisa justifica-se pelo fato das Tecnologias de Informação e Comunicação na prática do docente serem de extrema relevância, uma vez que as TICS têm o potencial de transformar a forma como a educação é concebida e conduzida. As análises contataram que as TICS têm se mostrado cada vez mais presentes no ambiente educacional, trazendo benefícios e desafios para os educadores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador : Luandson Luis da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Docentes | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.title | O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) na prática do docente | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Thaís Ferreira do Nascimento | PDF - Thaís Ferreira do Nascimento | 337.6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 2.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.