Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29413
Título: Governança de TI (Tecnologia da Informação): análise das práticas e ambiente de TI de uma empresa privada
Autor(es): Silva, Josué Inacio da
Palavras-chave: Tecnologia da Informação
Governança de TI
Infraestrutura de TI
Data do documento: 1-Jun-2023
Resumo: A análise da infraestrutura de TI de uma empresa consiste na avaliação da infraestrutura e dos processos tecnológicos da corporação, e seu intuito é identificar riscos e vulnerabilidades que possam existir, além de registrar as oportunidades de melhorias para que os gestores possam planejar e programar as ações de melhorias identificadas. Nesse contexto, dada a importância para as estratégias de TI, é fundamental gerenciar corretamente a estrutura e os investimentos, buscando assim obter os melhores resultados dos serviços prestados por meio de uma governança de TI bem planejada, implementada e executada. Neste sentido, este trabalho contém uma análise da infraestrutura de TI de uma empresa privada na Paraíba que teve como objetivo registrar ações e sugestões a serem tomadas para soluções das inadequações encontradas à luz da literatura de referência e boas práticas de gestão de TI catalogadas. As situações apresentadas neste documento têm como base a vivência no ambiente de TI e os dados colhidos a partir de acessos aos ativos de TI da empresa. O presente relatório buscou reunir um conjunto de ações que possibilitaram ganhos significativos em eficiência operacional, redução de custos e mitigação de riscos. Ao final foi catalogada as ações e ideias de melhorias. Na prática, isso significa que a partir dos resultados gerados por essa análise os processos e a infraestrutura da empresa poderão melhorar, e assim responder às demandas internas e externas de forma mais eficiente e segura.
Descrição: SILVA, Josué Inacio da. Governança de TI (Tecnologia da Informação): análise das práticas e ambiente de TI de uma empresa privada. 2023. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29413
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Josué Inácio da Silva.pdfTCC - Josué Inácio da Silva1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito892.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.