Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29422
Título: O índice de refração do ar em função da pressão: uma aplicação do interferômetro de Michelson-Morley
Autor(es): Santos, Josenaldo Ribeiro dos
Palavras-chave: Ondas
Luz
Física
Data do documento: 14-Dez-2022
Resumo: O interferômetro desenvolvido por Michelson e Morley, em 1887, surgiu em um contexto da Física em que a proposta eletromagnética de James Maxwell (1831-1879), para a luz, estava fortemente consolidada. Maxwell havia unificado conceitos como os de Ampère e de Faraday e conseguiu comprovar que ondas eletromagnéticas são constituídas por campos elétricos e magnéticos, os quais oscilam perpendicularmente um em relação ao outro. No entanto, o obje-tivo de Michelson e Morley era de investigar o movimento aparente da Terra em relação ao éter. Acreditava-se que esse éter preenchia todo o universo e seria o meio pelo qual a luz se propagava. Mesmo com inúmeras tentativas e de diversas formas, os resultados não comprova-ram a existência do éter. Porém, o interferômetro de Michel e Morley não ficou isolado no passado. Ele foi sendo adaptado para outras propostas, por exemplo, a medição do índice de refração do ar. Nossos objetivos consistiram, justamente, em medir o índice de refração do ar utilizando o interferômetro com as adaptações que propusemos, e analisar o seu comportamen-to em função da variação da pressão. Variamos a pressão utilizando uma bomba de vácuo, para retirar o ar da nossa câmara de vácuo, e uma válvula para controlar o retorno do ar à câ-mara. Com essas devidas adaptações no equipamento experimental utilizado, chegamos a re-sultados minuciosamente precisos com taxa de variação em torno de 0,006 %. Consolidando a precisão não apenas do interferômetro, mas também das adaptações sugeridas.
Descrição: SANTOS, Josenaldo Ribeiro dos. O índice de refração do ar em função da pressão: una aplicação do interferômetro de Michelson-Morley. 2022. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura en Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna- PB, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29422
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdf190.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Josenaldo Ribeiro dos Santos.pdf744.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.