Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29431
Título: "A coisa mais certa tem que ser a coisa mais justa": políticas de cotas na UEPB - População Negra e seus desafios
Autor(es): Santos, Jainy Mariano dos
Palavras-chave: Ações Afirmativas
População Negra
UEPB
Data do documento: 26-Mai-2023
Resumo: Este trabalho faz uma análise crítica da política de cotas da Universidade Estadual da Paraíba, voltada para a população negra, entendendo essa enquanto uma ação de democratização do ensino superior e de promoção da igualdade social e racial. Diante disso, trago à discussão a necessidade de implementação de políticas de manutenção para permanência da população negra no ensino superior, isso porque esse novo perfil universitário é aquele mesmo da educação básica, cheio de necessidades, muitas vezes básicas, como a própria alimentação diária. Logo, é necessário um estudo cuidadoso da realidade desse novo perfil universitário, assim como a expansão de reais medidas para viabilizar o acesso e permanência desses no ensino superior. Partimos de pesquisas bibliográficas, com ênfase no estudo do livro “Racismo Estrutural”, de Silvio Luiz de Almeida (2019), experiência pessoal, já que sou uma mulher negra e sinto na pele as dificuldades impostas pelo sistema, bem como fontes documentais, como resoluções internas publicadas pela UEPB e legislação nacional. Referendamos a necessidade da união de setores sociais, políticos, e, acima de tudo, institucionais, para a promoção da igualdade no sentido mais amplo, assim como o enfrentamento do preconceito racial a partir da garantia não só do ingresso, mas também da permanência da população negra na Universidade.
Descrição: SANTOS, Jainy Mariano dos. "A coisa mais certa tem que ser a coisa mais justa": políticas de cotas na UEPB - População Negra e seus desafios. 2023. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29431
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jainy Mariano dos SantosTCC - Jainy Mariano dos Santos466.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito238.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.