Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29434
Título: Perspectivas sobre a formação inicial docente durante a pandemia da Covid-19: reflexões sobre o estágio supervisionado e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia da UEPB-Campus III
Autor(es): Ferreira, Kallyna Deise da Silva
Palavras-chave: Formação docente
Residência pedagógica
Geografia
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: A presente pesquisa apresenta as considerações acerca da formação de professores em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), especificamente durante o período da pandemia da Covid-19, onde foi realizado o Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia, cota 2020-2021. Com isso, foi necessário entender como se deu o prosseguimento da formação de professores durante esse contexto, principalmente no que diz respeito à imersão do licenciando na realidade da prática docente. Diante disso, os percursos metodológicos se delinearam no sentido das experiências práticas dos licenciandos participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia, atrelado às considerações e diferenciações entre o PRP e as disciplinas de Estágio Supervisionado. As práticas do PRP foram realizadas na instituição escolar (escola campo) EEEF Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira/PB. Para tanto, foi realizado um apanhado histórico do contexto educacional em que se instaurou a Geografia, desde a institucionalização do ensino da disciplina de Geografia até o surgimento dos primeiros cursos de formação de professores no Brasil. Caminhamos ainda pelo contexto dos Estágios Supervisionados e a importância dos programas de iniciação à docência até de fato, culminarmos na análise dos dados das vivências dos residentes pedagógicos. Para obtermos um melhor embasamento teórico, referenciamos autores como Freire (1993), Pimenta e Lima (2004), Pessoa (2007), Pereira (2020), entre outros. Os resultados apontam para uma fragilidade nos currículos das instituições de ensino superior no que diz respeito à carga horária direcionada às práticas docentes. Por outro lado, observamos que o PRP, apesar de ter sido vivenciado em um período de distanciamento social, obteve considerável aprofundamento na prática docente e positiva influência na formação dos residentes participantes, principalmente na superação das adversidades durante a pandemia. Contudo, consideramos a importância da prática docente ainda durante a formação inicial, de modo aprofundado. Os programas de Iniciação à docência à exemplo do PRP devem ser políticas públicas cada vez mais presentes na formação de discentes em Geografia, ampliando investimentos e o número de bolsas. A formação de professores deve se alicerçar em bases fortes, no saber e no fazer, melhorando assim a qualidade da educação básica no Brasil.
Descrição: FERREIRA, Kallyna Deise da Silva. Perspectivas sobre a formação inicial docente durante a pandemia da Covid-19: reflexões sobre o estágio supervisionado e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Geografia da UEPB-Campus III. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29434
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Kallyna Deise da Silva FerreiraTCC - Kallyna Deise da Silva Ferreira1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito207.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.