Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29437
Título: | Educação ambiental na percepção de professores da rede pública de ensino de Soledade-PB: estratégias metodológicas e desafios no processo de sensibilização |
Autor(es): | Brito, Klebsson Suevertom Barbosa |
Palavras-chave: | Educação básica Ensino de Ciências Ensino de Biologia Estratégias metodológicas |
Data do documento: | 14-Jul-2023 |
Resumo: | A Educação Ambiental (EA) vem sendo incorporada como uma prática inovadora em diferentes aspectos nas escolas, entretanto, embora mudanças venham acontecendo no campo educacional ao longo dos anos, o ensino de ciências e biologia direcionado a EA ainda é tido como tradicional. Dessa forma, numa perspectiva de avaliar como as questões ambientais vêm sendo trabalhadas nas escolas enquanto meio para formar cidadãos conscientes, este trabalho objetivou investigar a percepção ambiental de 13 professores de Ciências (ensino fundamental II) e Biologia (ensino médio) no ensino da EA de 03 escolas da rede estadual/municipal da cidade de Soledade/PB e compreender, através dos seus discursos, a influência dessa percepção na prática pedagógica, identificando quais estratégias metodológicas são utilizadas e de que forma elas contribuem no processo de sensibilização da comunidade acadêmica. Para isso, foi realizado um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, com uso de um questionário semiestruturado. Os resultados obtidos evidenciaram que os professores de Ciências/Biologia das escolas estaduais e municipais de Soledade/PB ainda adotam predominantemente uma abordagem de ensino tradicionalista, pautado pelo uso Aulas expositivas (17%), demonstrações práticas (17%) e simulações (16%), correspondendo a 50% das citações dos professores. Contudo, o êxito na aprendizagem e na sensibilização dos alunos está relacionado diretamente às estratégias metodológicas empregadas pelo educador, sendo que as metodologias mais eficientes e lúdicas são aquelas que promovem a interação do discente como parte integrante do processo de aprendizagem. Alguns recursos didáticos foram apontados como quase nunca/nunca utilizados, a exemplo da dramatização (14%) e paródias musicais (10%). Sabe-se que quanto mais variadas as estratégias metodológicas empregadas, maior o desenvolvimento de habilidades e competências por parte dos alunos, o que contribui com a aprendizagem significativa. Portanto, a expectativa é que esse estudo possa estimular uma reflexão sobre a necessidade de mudanças de paradigmas no contexto educacional, especialmente no que diz respeito à adoção de novas metodologias para o ensino da EA, contribuindo para soluções para os desafios no processo de sensibilização e aprendizagem. |
Descrição: | BRITO, Klebsson Suevertom Barbosa. Educação ambiental na percepção de professores da rede pública de ensino de Soledade-PB: estratégias metodológicas e desafios no processo de sensibilização. 2023. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29437 |
ISSN: | CDD 372.357 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Klebsson Suevertom Barbosa Brito.pdf | TCC - Klebsson Suevertom Barbosa Brito | 1.47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito.pdf | PDF - Termo de Depósito | 345.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.