Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29444
Título: | Educação do campo: estado da arte dos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia - UEPB Campus III (2013-2022) |
Autor(es): | Galdino, Diana Ribeiro da Silva |
Palavras-chave: | Educação do campo Estado da arte Pedagogia Trabalho de Conclusão de Curso |
Data do documento: | 31-Mai-2023 |
Resumo: | A Educação do Campo é voltada para a população que vive no/do campo. Sabemos que a sua efetivação no ensino regular ainda tem passado por dificuldades para se tornar realidade em algumas localidades do Brasil. O interesse em pesquisar sobre essa temática surgiu primeiramente pela condição de uma vida inteira vivendo em uma zona rural, e sentindo falta de uma educação voltada para as especificidades da minha realidade. Logo, essa pesquisa trata-se de um estado da arte que teve como objetivo geral analisar a produção acadêmica de Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia Campus III - Guarabira referentes ao tema Educação do Campo entre os anos de 2013 e 2022. Foi feita uma pesquisa bibliográfica tendo como base teórica Caldart (2012), Santos (2020), Silva (2021), Romanowski e Ens (2006) e Ferreira (2002), e documental com base nos documentos legais nacionais que tratam sobre a Educação do Campo, como a Lei de Diretrizes Bases da Educação (1996), Constituição Federal (1988) e as Diretrizes Operacionais da Educação Básica do Campo (2002), e como também o documento curricular Projeto Pedagógico do Curso de pedagogia da UEPB, campus III - Guarabira. O mapeamento foi feito através do repositório da biblioteca digital da UEPB - Campus III, partindo da palavra-chave Educação do campo. Assim, encontramos 10 Trabalhos de Conclusão de Curso de Pedagogia que abordam a temática explicitamente, destacando os conteúdos sobre formação docente, sala multisseriada, identidade profissional, gestão, livro didático e política educacional. Nesta análise, observamos os direcionamentos tomados pelos pesquisadores, como a escolha dos títulos, dos teóricos, do tipo de pesquisa, dos procedimentos e dos resultados. Selecionamos também dois trabalhos, especificamente sobre sala multisseriada para análise do conteúdo, considerando as aproximações e divergências dos estudos. Compreendemos, então, que a elaboração dessas produções acadêmicas no curso de Pedagogia se fez essencial para a investigação da trajetória da educação do campo na região, em que os(as) pesquisadores(as) colaboraram com as investigações sobre o tema. Contudo, no percurso de 10 anos, consideramos ser mínima a produção científica na área da Educação do Campo no curso de Pedagogia, apesar deste possuir disciplinas que dialogam diretamente com a temática. |
Descrição: | GALDINO, Diana Ribeiro da Silva. Educação do campo: estado da arte dos trabalhos de conclusão de curso de Pedagogia - UEPB Campus III (2013-2022). 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29444 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Diana Ribeiro da Silva Galdino | TCC - Diana Ribeiro da Silva Galdino | 368.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 688.96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.