Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29447
Título: O futebol praticado por mulheres no Brasil: entre silêncio e visibilidade
Autor(es): Ferreira, Lourdimária
Palavras-chave: Futebol Feminino
Genêro
Visibilidade
Data do documento: 14-Jun-2023
Resumo: A presente pesquisa busca compreender a história do futebol feminino no Brasil, abordando o processo pelo qual este passou desde o seu surgimento até o início do século XXI, quando a modalidade começa a ganhar visibilidade e espaço no agendamento público. Destaca-se o silenciamento sofrido pelas mulheres com a proibição da prática do esporte e com a falta de incentivo financeiro, algo que resultou na construção de preconceitos por parte da sociedade e da mídia esportiva, freando o avanço da modalidade e criando uma desigualdade de gênero no meio futebolístico. Para o trabalho, foi utilizado uma pesquisa bibliográfica que transpassou as áreas da Antropologia, da Ciências da Comunicação e da Educação Física, além é claro, da História, para compreender o crescente espaço conquistado pelas mulheres no futebol, a abordagem de Silvana Vilondre Goellner acentua esse espaço destacando os problemas de gênero do futebol, já abordagem de Soraya Barreto Januário se faz necessário para observação da importância e da atuação da mídia no futebol de mulheres.
Descrição: FERREIRA, Lourdimária. O futebol praticado por mulheres no brasil: entre silêncio e visibilidade. 2023. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29447
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lourdimária FerreiraTCC - Lourdimária Ferreira798.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito78.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.