Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29453
Título: Análise da arrecadação do IPTU no município de Remígio - PB no período de 2013 a 2022
Autor(es): Lima Junior, Armando Jose de
Palavras-chave: Arrecadação de impostos
Impostos municipais
Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU
Monetário
Data do documento: 21-Jun-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a arrecadação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no município de Remígio-PB entre 2013 e 2020, destacando a importância do imposto como principal fonte de recursos próprios para financiar políticas públicas locais. A metodologia empregada consistiu em pesquisa descritiva, com análise de leis, decretos e códigos, resultando em dados quantitativos. O estudo também aborda aspectos teóricos do Código Tributário Nacional, a competência tributária do IPTU e a legislação municipal de Remígio-PB. Foi constatado um aumento de arrecadação de receitas, de quase 810% segundo dados do SAGRES Online do TCE-PB, devido à publicação de um decreto e a implantação de um programa que premia o contribuinte e que a atualização do IPTU por decreto ocorreu de maneira irregular, conforme a legislação vigente, e após a sua implementação, houve um aumento expressivo na base de cálculo do tributo. Assim, o estudo conclui que o IPTU é uma ferramenta de arrecadação significativa para o município, contribuindo para o crescimento social e econômico, porém aponta a necessidade de adequação às normas legais para garantir sua efetividade e conformidade
Descrição: LIMA JUNIOR, Armando Jose de. ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO DO IPTU NO MUNICÍPIO DE REMÍGIO - PB NO PERÍODO DE 2013 A 2022. 2023 21p. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciências Contábeis) Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29453
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf806.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF - ARMANDO JOSÉ DE LIMA JÚNIOR.pdfPDF - ARMANDO JOSÉ DE LIMA JÚNIOR.pdf966.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.