Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29459
Título: As contribuições do ensino com gênero textual charge em turma do 8° ano do ensino fundamental - anos finais, no município de Alagoinha - PB
Autor(es): Santos, Juliana Luiz dos
Palavras-chave: Gêneros textuais
Charge
Ensino
Sequência didática
Data do documento: 14-Jun-2023
Resumo: A presente pesquisa tem o intuito de discorrer acerca da importância de se trabalhar com os gêneros textuais como ponto de partida para uma aula contextualizada e significativa para o aluno. Para tanto, o objetivo geral desse trabalho é analisar, através de um questionário on-line, de que forma o gênero textual charge é trabalhado em turmas do 8º ano do Ensino Fundamental (anos finais), no município de Alagoinha-PB, observando sua relevância na prática social. Sendo assim, essa pesquisa configura-se, inicialmente, como qualitativa de cunho bibliográfico, visto que foi necessário recorrer a várias teorias para embasar as discussões aqui apresentadas. Na segunda parte da metodologia, para realizar a análise, foi utilizado o instrumento questionário para obtenção dos levantamentos de dados e, com isso, apresentamos uma proposta de sequência didática com a charge. Para uma maior solidez, esse estudo está fundamentado nos seguintes estudiosos da área: Miani (2001); Marcuschi (2003); Koch e Elias (2007); Bonini (2007); Mouco (2007); Marcuschi (2008); Lovato (2010); Medina (2016); BNCC (BRASIL, 2018); Nunes (2019); Moraes (2021), entre outros. Nesse contexto, os resultados obtidos mostram que a charge é um importante recurso didático para formar leitores mais críticos e atuantes na sociedade e, além de se apresentar como um texto interdisciplinar, contribui para a formação social do estudante. Assim, constata-se que esse estudo contribui para futuras pesquisas relacionadas ao tema.
Descrição: SANTOS, Juliana Luiz dos. As contribuições do ensino com gênero textual charge em turma do 8° ano do ensino fundamental anos finais, no município de Alagoinha - PB. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29459
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Juliana Luiz dos SantosTCC - Juliana Luiz dos Santos741.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito217.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.