Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29476
Título: Aula de campo como mediação pedagógica em Geografia no ensino médio: o caso do curso Técnico de Agropecuária do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” – CAVN, Bananeiras/PB
Autor(es): Araújo, Ana Paula de Oliveira
Palavras-chave: Aula de campo
Ciências Geográficas
Educação
Metodologias ativas
Data do documento: 20-Jun-2023
Resumo: Os conhecimentos geográficos são fundamentais à formação do sujeito crítico, reflexivo e livre. Logo, técnicas de ensino precisam ser exploradas para melhorar a eficiência na aprendizagem de Geografia. As metodologias ativas são ferramentas de ensino que têm como princípio fazer do estudante o protagonista no processo de aprendizagem. As aulas de campo são consideradas excelentes exemplos de métodos que simplificam e dinamizam o ensinar e o aprender. O objetivo desse trabalho é discutir as aulas de campo como ferramenta pedagógica no ensino de Geografia, na fase final da educação básica (Ensino Médio). A análise parte de investigação quali-quantitativa, inserida na abordagem hipotético-dedutiva. Foram elaborados questionários para se analisar o método da aula de campo a partir da perspectiva discente e docente. Os questionários foram aplicados a 40 estudantes do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros”, Bananeiras/PB e ao corpo docente da disciplina de Geografia da mesma instituição, que soma duas pessoas. Os resultados mostraram que as aulas de campo são bem aceitas, tanto pela comunidade discente, quanto pelo corpo docente. Os estudantes destacaram que as aulas de campo são eficientes para facilitar o entendimento dos conteúdos teóricos e sugerem que essa prática seja mais recorrente. Concluiu-se que as aulas de campo são importantes ferramentas metodológicas de ensino-aprendizagem; são práticas com ampla aceitação pelas partes envolvidas e pela literatura; e, apesar das dificuldades e limitações, os benefícios gerados pela prática da aula de campo fazem compensar os esforços e investimentos.
Descrição: ARAÚJO, Ana Paula de Oliveira. Aula de campo como mediação pedagógica em Geografia no ensino médio: o caso do curso Técnico de Agropecuária do Colégio Agrícola “Vidal de Negreiros” – CAVN, Bananeiras/PB. 2023. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29476
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Paula de Oliveira AraújoTCC - Ana Paula de Oliveira Araújo762.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito118.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.