Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29478
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Ana Carla da-
dc.date.accessioned2023-06-30T13:01:15Z-
dc.date.available2023-06-30T13:01:15Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.otherCDD 910-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29478-
dc.descriptionSILVA, Ana Carla da. A extensão universitária na formação de professores de geografia: uma experiência a partir do Projeto de Extensão "Espaços de Experiências do Humaniza bosque Carlos Belarmino (HCBC)". 2023. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que a extensão universitária é importante para formação inicial de professores, pois busca fazer com que os estudantes se tornem profissionais mais qualificados e capacitados, essa pesquisa aborda sobre a extensão universitária na formação de professores de Geografia. Em que, tem como objetivo compreender e refletir sobre a importância da extensão universitária na formação de docentes, além de descrever as ações de extensão que foram desenvolvidas no projeto de extensão “Espaço de Experiências do Humaniza Bosque Carlos Belarmino – HBCB”. Assim, foi realizada uma pesquisa exploratória e participativa, com abordagem qualitativa, em que por meio de questionários analisou-se como foi o ensino básico e as aulas na graduação dos extensionistas, bem como a utilização dos procedimentos metodológicos dos docentes de Geografia, com o intuito de identificar o mérito das ações de extensão realizadas e sua contribuição para a construção do ser docente dos alunos da extensão. À vista disso, se verificou a partir da descrição das ações desenvolvidas na extensão, o quanto a socialização de técnicas e práticas que buscam dinamizar e ludificar o ensino-aprendizagem dos alunos, contribuiu de maneira significativa para a construção do ser professor reflexivo dos graduandos. Além disso, a partir do preenchimento do questionário sobre o ensino, pode-se constatar que os extensionistas tiveram o ensino básico com aulas tradicionais expositivas, enquanto as aulas no ensino superior foram mais dinâmicas e diversificadas, apesar de uma parte dos professores serem mais teóricos. Logo, a partir de toda análise se confirmou o mérito das práticas de extensão para com a formação de professores de Geografia mais preparados. Assim como, na avaliação do projeto de extensão ora analisado, houve um reconhecimento das ações de extensão realizadas, as quais foram de grande valia para a formação dos graduandos da UEPB – Campus III, uma vez que o compartilhamento de diferentes técnicas, usando diferentes recursos se tornaram atualmente, grandes aliadas na formação dos estudantes de licenciatura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Leandro Paiva do Monte Rodriguespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleA extensão universitária na formação de professores de geografia: uma experiência a partir do Projeto de Extensão "Espaços de Experiências do Humaniza bosque Carlos Belarmino (HCBC)"pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ana Carla da SilvaTCC - Ana Carla da Silva1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito71.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.