Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29515
Título: Percepções de professores e alunos do ensino médio sobre o Programa Saúde na Escola
Autor(es): Caitano, Flávia Cesário Faustino
Palavras-chave: Promoção da Saúde
Prevenção e atenção a saúde
Escolas públicas
Estudantes
Data do documento: 14-Abr-2023
Resumo: A escola tem como missão desenvolver processos de ensino aprendizagem podendo tornar-se também um ambiente para ações de promoção da saúde entre outros. O Programa Saúde na Escola (PSE) que tem como finalidade promover a qualidade de vida a estudantes de escolas públicas por meio de ações de prevenção e atenção à saúde. Este estudo teve como objetivo investigar a formação e o conhecimento dos alunos sobre temas relacionados a saúde bem como, as contribuições do PSE para os alunos e professores da 3ª série do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Cabaceiras-PB. Após a análise dos dados foi observado que a maioria dos alunos conhecem o PSE, no entanto, não existe uma efetividade nas ações dentro da escola. Quanto a presença dos profissionais de saúde na escola todos foram unânimes em dizer que era importante, mas existe a necessidade de articulação da escola para implementar ações educativas. No tocante a presença de profissionais de saúde na escola, mais de 70% dos entrevistados elencaram como primordial a presença do psicólogo, fato que pode ter sido potencializado em função do isolamento social durante a pandemia da COVID 19. Um dado preocupante nos achados é que 57,1% dos entrevistados acham que nem todos os professores têm condições de falar da temática saúde. Desse modo, é importante falar que o PSE é um programa direcionado para a escola, para os alunos, mas também para dar apoio e orientação aos professores para que possam ter também uma boa qualidade de vida no ambiente de trabalho. Pois, enquanto os gestores e professores não se sentirem capazes de promover saúde e de falar sobre saúde na escola, por meio de conhecimentos e fortalecimento de algumas temáticas, dificilmente terão motivação ou prazer para se envolverem em iniciativas que possam transformar a realidade escolar e promover a saúde dos jovens dentro e fora da escola.
Descrição: CAITANO, Flávia Cesário Faustino. Percepções de professores e alunos do ensino médio sobre o Programa Saúde na Escola. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação Física Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29515
Aparece nas coleções:I - EEFE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flávia Cesário Faustino Caitano.pdfTCC - Flávia Cesário Faustino Caitano511.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito846.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.