Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29517
Título: Elaboração de tabela nutricional e sugestão de refeições utilizando os alimentos comercializados na feira agroecológica da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Lima, Katiany Vieira de
Palavras-chave: Agroecologia
Produtos agroecológicos
Agricultura familiar
Legislação alimentar
Data do documento: 13-Jun-2023
Resumo: As feiras agroecológicas vêm ganhando destaque cada vez maior na nossa sociedade atual. Elas vêm resgatando o saber ancestral do cuidar da terra e dos recursos do meio ambiente, conferindo sustentabilidade, revertendo os danos outrora causados pelo uso de técnicas abusivas de agriculturas extensivas e irresponsáveis ao meio ambiente. Estas feiras conseguem implantar qualidade de vida, espaço inclusivo para a mulher, conferem autonomia para o pequeno agricultor de escolher a quem vender e o que plantar em suas terras, aumentam a rede de distribuição alimentar em pontos estratégicos, passam segurança ao consumidor pois o comprador tem a oportunidade de conhecer quem produziu o alimento adquirido e configuram em um meio de acesso à alimentação de qualidade e segurança, garantindo o direito básico dos consumidores à uma alimentação de qualidade e sua autonomia alimentar de adquirir produtos seguros a nível genético e ambiental. Igualmente, os compradores possuem a necessidade de conhecer os nutrientes dos alimentos que consomem. Desta forma, este trabalho objetivou preparar a tabela nutricional para os alimentos comercializados na Feira Agroecológica da Universidade Estadual da Paraíba de acordo com a RDC 429/2000 e a Instrução Normativa nº 75. Também foi realizado sugestões de refeições utilizando os produtos ofertados, com base no que preconiza o Guia Alimentar para a População Brasileira. Os alimentos listados foram 20 % frutas (n=15), 12% hortaliças para chás e temperos (n=9), 16% outras hortaliças folhosas (n=12), 12% raízes e tubérculos (n=9), 14,6% outras hortaliças não folhosas (n=11), 2,7% para alimentos de origem animal (n=2), 14,6% doces e similares (n=11) e 8% para grãos (n=6). Com a análise das tabelas ainda pôde-se ter informações de quais alimentos são fontes de determinados nutrientes, como alto teor energético, os que são ótimas fontes de vitamina C, alimentos que fornecem ótimas fontes de sintetização da vitamina A, fontes de proteínas e os ricos em fibras. Destaca-se que nenhum dos alimentos comercializados na feira esteve dentro da exigência para apresentar rotulagem nutricional frontal quanto ao alto teor de sódio, mas três dos alimentos devem constar a rotulagem frontal para gorduras saturadas e alguns para alto em açúcares adicionados. Os resultados desse trabalho são de importância para agregar valor aos produtos comercializados, não só para reafirmar a importância da feira agroecológica na Universidade Estadual da Paraíba, mas também incentivar os frequentadores a consumir estes itens analisando os importantes nutrientes que eles contêm com o auxílio das tabelas nutricionais.
Descrição: LIMA, Katiany Vieira de. Elaboração de tabela nutricional e sugestão de refeições utilizando os alimentos comercializados na feira agroecológica da universidade estadual da paraíba. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29517
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Katiany Vieira de Lima.pdfTCC - Katiany Vieira de Lima2.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de Depósito.pdfPDF - Termo de Depósito380.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.