Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29523
Título: A relevância do componente curricular libras na formação inicial de professores de língua espanhola/portuguesa da UEPB para a inclusão do surdo
Autor(es): Bezerra, Anne Karoline Monteiro
Palavras-chave: Lingua brasileira de sinais - Libras
Formação de professores
Educação inclusiva
Aluno surdo
Data do documento: 4-Jul-2023
Resumo: Diante de um contexto sócio-histórico no qual predominou a exclusão, os surdos por muito tempo foram considerados diferentes dos demais membros da sociedade. Após anos de lutas para garantirem seu espaço nos diversos contextos sociais, ocorre um importante acontecimento histórico para a comunidade surda. A aprovação do Decreto Nacional n° 5.626/2005 que oficializa a Língua Brasileira de Sinais - Libras como componente curricular obrigatório nos cursos de Licenciatura para a formação de professores. Diante desse cenário, o presente trabalho visa investigar a relevância do componente curricular Libras ofertado nos cursos de Letras – Português e Espanhol da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, do Campus VI, para a inclusão do surdo nos diversos contextos educacionais. Pensando em fortalecer a permanência da disciplina Libras nas licenciaturas e reforçar a necessidade de aumentar a carga horária deste componente, desenvolvemos esta pesquisa de cunho qualitativo-interpretativo com discentes dos cursos de Letras Português e Espanhol, durante os períodos 2019.1 e 2022.2, a fim de analisarmos as experiências e percepções que estes estudantes tiveram durante as aulas do componente. Entre as referências teóricas utilizamos, especificamente, as ideias de Strobel (2008), Perlin (2004), Goldfeld (1997), Santos (2019) e entre outros. Deste modo, salientamos que realizamos um contraste de dois grupos de alunos que tiveram aulas com dois professores de Libras distintos, sendo um surdo e o outro ouvinte e também interprete. As conclusões a que chegamos evidenciam que há pontos de vista em comum entre os dois grupos de alunos, em relação a importância do componente curricular Libras na formação inicial docente, dos conteúdos ministrados e de como estes capacitam o futuro professor para a inclusão de alunos surdos nas salas de aula.
Descrição: BEZERRA, A. K. M. A relevância do componente curricular libras na formação inicial de professores de língua espanhola/portuguesa da UEPB para a inclusão do surdo. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29523
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Karoline Monteiro Bezerra.pdfPDF - Anne Karoline Monteiro Bezerra578.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito262.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.