Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29535
Título: O suicídio na literatura: análise da obra "O Beijo de Deus ", de Dôra Limeira
Autor(es): Sales, Josiele Chalega de
Palavras-chave: Dôra Limeira
O Beijo de Deus - Literatura
Literatura Paraibana
Suicídio - Literatura
Data do documento: 5-Jul-2023
Resumo: O suicídio é um fenômeno que acompanha e está presente em toda sociedade, atualmente se encontra entre as dez principais causas de morte que envolve todas as faixas etárias e vários contextos socioeconômicos. Mesmo sendo uma causa muito presente na sociedade, ainda é pouco discutida, no entanto, deve ser alvo dos principais debates desenvolvidos na sociedade, para que o tema tenha visibilidade e não seja silenciado. Nesse contexto, a literatura se encontra como ferramenta de denúncia social, esta que traz o suicídio como debate. Nesta pesquisa, buscamos responder ao questionamento: Como o fenômeno do suicídio aparece na obra “O Beijo de Deus”, da autora Dôra Limeira, que nos ajuda a pensar a condição do sujeito moderno?. O objetivo geral foi analisar o fenômeno do suicídio na obra “O Beijo de Deus” da autora paraibana Dôra Limeira. Em específico, objetivou-se, situar no cânone literário regional a obra “O Beijo de Deus” de Dôra Limeira; refletir sobre o fenômeno do suicídio a partir dos conceitos sociológicos de Émile Durkheim como auxílio para o estudo da realidade literária construída na obra; estudar o perfil dos personagens suicidas que aparecem na obra. Para investigação do tema, fez-se a análise de quatro minicontos presentes na obra: ‘Corpo’, ‘Réquiem’, ‘Jingle Bells para um defunto’ e ‘Rupturas’, a fim de analisar de que forma o suicídio está presente nesses minicontos e suas possíveis causas. Para embasar a pesquisa nos apoiamos nos seguintes autores: Durkheim (2000, 2003, 2004) que aborda os estudos sobre o suicídio na sociedade; Candido (1983) e Coutinho (1968), que falam sobre a literatura regional e paraibana; Bosi (2015), que traz definições sobre o conto; Campos Júnior (2015), que faz um levantamento sobre a presença da mulher na literatura, entre outros. Assim, este trabalho se situa em uma pesquisa de cunho bibliográfico, descritivo, analítico, com o objetivo de descrever o fato do fenômeno do suicídio na literatura, na área da literatura paraibana, e com base na Sociologia de Durkheim. A partir da análise do corpus em estudo, o trabalho apresentou alguns dos seguintes resultados: de forma abrangente, o suicídio toma seu norte na maior parte das causas por fatores sociais, tendo a sociedade como forte influente nas causas de suicídio, fatores socioeconômicos, políticos e culturais também se mostram responsáveis para que o indivíduo cometa o ato de suicídio. Outro aspecto muito pertinente encontrado na obra, em relação aos fatores que ocasionam o suicídio, é o sentimento de solidão e inutilidade muito presente na velhice. Podemos perceber que inúmeras são as causas que levam o indivíduo a cometer o suicídio, a qual a autora Dôra Limeira trouxe com bastante ênfase nos minicontos escolhidos. Com isso, observou-se que o tema ainda que discutido merece uma maior atenção, tanto em pesquisas relacionadas ao tema quanto em debates sociais.
Descrição: SALES, J. C. O suicídio na literatura: análise da obra "O Beijo de Deus ", de Dôra Limeira. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29535
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josiele Chalega de Sales.pdfPDF - Josiele Chalega de Sales626.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito98.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.