Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29551
Título: | O brincar na pré-escola: importância e contribuição para a elaboração do planejamento escolar constituído por práticas significativas |
Autor(es): | Silva, Caroline Santos da |
Palavras-chave: | Brincar Necessidades de aprendizagem Planejamento |
Data do documento: | 14-Jun-2023 |
Resumo: | A referente pesquisa abordará questões relacionadas à importância dos jogos e das brincadeiras nas salas da pré-escola, com enfoque nas suas contribuições para a elaboração do planejamento escolar que acolha as necessidades de aprendizagens das crianças. Considerando a relevância de conhecer os meios pelos quais os professores podem observar, avaliar e compreender a sua turma em momentos das brincadeiras e assim ter em seu planejamento, práticas que acolham as necessidades de todos os seus alunos. O objetivo principal é oportunizar a compreensão da importância dos jogos e das brincadeiras na pré-escola, apresentando as ferramentas fundamentais para a ação da observação feita pelo professor para a construção de planos educacionais que ajude a solucionar as necessidades de aprendizagem das crianças no espaço escolar. Utilizando como suporte teórico os trabalhos de Barreto (2017), Bacelar (2009), Horn (2017), Lima (2018), Moyles (2002), Moyles et. al (2006), dentre outros autores. Portanto, a pesquisa de ordem qualitativa e quantitativa foi desenvolvida por uma análise bibliográfica para a fundamentação teórica sobre os conceitos e apresentação. Além disso, foi realizada uma pesquisa de campo, que foi realizada pela de entrega do questionário com 12 professores da pré-escola, para análise dos dados em relação ao brincar na educação infantil e a ação do professor em observar e compreender as crianças, e o seu trabalho em incluir as necessidades das crianças em seu planejamento educacional. |
Descrição: | SILVA, Caroline Santos da. O brincar na pré-escola: importância e contribuição para a elaboração do planejamento escolar constituído por práticas significativas. 2023. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29551 |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Caroline Santos da Silva | TCC - Caroline Santos da Silva | 613.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 150.86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.