Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29562
Título: As marcas indeléveis da dor: a violência contra a mulher em "O caso de Rute", de Júlia Lopes de Almeida
Autor(es): Nascimento, Renata Bruna Farias do
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Mulher - estupro
Violência de gênero
Data do documento: 6-Jul-2023
Resumo: Esta pesquisa é um estudo sobre a violência contra a mulher no conto “O caso de Rute”, da escritora oitocentista Júlia Lopes de Almeida. Em sua análise, a partir dos estudos de Diotto, Souto (2021), Guedes, Gomes, (2013), Safiotti (2016), Dias, Reinheimer (2011), Saffioti (2002) e Gomes (2015), estudiosos das formas de violência de gênero e contra a mulher, levamos em consideração a condição feminina durante o século XIX em um contexto predominantemente patriarcal e marcado por normas, valores e crenças que favoreciam a dominação masculina e a naturalização da submissão feminina. Essa dinâmica de poder desigual frequentemente levava a abusos e violências contra as mulheres que, muitas vezes, eram silenciadas e desencorajadas a denunciar tais abusos sofridos, como acontece com a protagonista da narrativa que constitui nosso corpus de análise.
Descrição: NASCIMENTO, R. B. F. As marcas indeléveis da dor: a violência contra a mulher em "O caso de Rute", de Júlia Lopes de Almeida. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29562
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Bruna Farias do Nascimento.pdfPDF - Renata Bruna Farias do Nascimento593.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito336.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.