Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29567
Título: A capoeira como símbolo de resistência e ferramenta para o ensino de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Onairda Ohanna
Palavras-chave: Capoeira
Ensino de língua portuguesa
Cultura afro-resistência
Recurso didático
Data do documento: 7-Jul-2023
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir da capoeira, mas especificamente suas músicas e demais elementos atrelados a ela. Para explorar como e de que formas a capoeira pode ser utilizada como recurso didático e pedagógico para o ensino de língua portuguesa, este trabalho teve como metodologia a pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, afim de encontrar documentos, leis e projetos que instituem o ensino de cultura de matriz étnico-racial na educação básica, com isso utilizamo-nos de alguns documentos que instituem o ensino desta temática, a lei 10.639/2003 , o que dizem os PCN'S, a LDB sobre a cultura afro, mais adiante destacam- se autores como Vargas (2021) e Teixeira (2018) que aplicaram projetos envolta desta temática em salas de aula, serviram de base para ressaltar que é possível utilizar a capoeira como ferramenta para o ensino de língua portuguesa na sala de aula.
Descrição: SILVA, O. O. A capoeira como símbolo de resistência e ferramenta para o ensino de língua portuguesa. 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29567
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Onairda Ohanna Silva.pdfPDF - Onairda Ohanna Silva574.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de depósito.pdfPDF - Termo de depósito73.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.