Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29587
Título: Matraga e Paulo: um mito bíblico e deslocado no sertão mineiro de João Guimarães Rosa
Autor(es): Nunes, Suely Pereira
Palavras-chave: Zoologia
Ludicidade
Jogos didáticos
Data do documento: 27-Jun-2023
Resumo: O presente artigo, que tem como tema: “Matraga e Paulo: Um Mito Bíblico e Deslocado no sertão Mineiro” tem como objetivo fazer um estudo comparativo da vida dessas duas personagens, Matraga e Paulo. Conforme foi proposto nesta pesquisa, buscamos realizar uma aproximação entre as personagens analisadas, uma vez que a primeira traz elementos muito similares a da segunda. Para tanto, foi trilhado um percurso metodológico que foi organizado da seguinte maneira: Primeiro nos debruçamos sobre a natureza estética de nosso corpus, evidenciando um pouco da fortuna crítica do seu conteúdo, em seguida buscamos apontar nessas personagens, pontos em comum de acordo com seus respectivos contextos. Através de um estudo comparativo foi apontando entre os personagens suas características e semelhanças como também as diferenças. Paulo, personagem do Novo Testamento foi um homem importante no contexto bíblico, ele teve impacto significativo na trajetória do povo Cristão. Augusto Matraca principal personagem do conto “A Hora e Vez de Augusto Matraga” também foi um dos grandes homens em seu campo de atuação, ele persistiu em dar um novo sentido a sua própria trajetória. Desde os primórdios, temos conhecimento sobre a influência dos textos bíblicos na literatura ocidental. Sob essa perspectiva buscamos fazer essa ponte entre o texto bíblico e o texto literário. Nossa pesquisa qualitativa e cunho bibliográfico, e consta da seguinte base teórica: Guimarães Rosa com a obra Sagarana (1984) que fornece nosso corpus; Arturo Gouveia (2021), Massaud Moisés (1979) Northrop Frye (1957), Walnice Nogueira Galvão (2008). Assim, sob o prisma da presente análise, constatam-se diversos elementos que fundamentam a relação entre Matraga e Saulo, indo desde aspectos contextuais até mesmo a aspectos psicológicos, como o renascimento, a mudança de nome e de vida. Com base nos estudos comparativos, buscamos fazer uma retomada de Saulo/Paulo no sertão mineiro, e podemos ver como uma imagem mãe pode influenciar os personagens da atualidade.
Descrição: NUNES, Suely Pereira. Matraga e Paulo: um mito bíblico e deslocado no sertão mineiro de João Guimarães Rosa. 2023. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29587
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Suely Pereira NunesTCC - Suely Pereira Nunes567.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito279.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.