Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29589
Título: O sagrado e o profano presentes no Auto da compadecida de Ariano Suassuna
Autor(es): Santos, Jaqueline Maria Felix dos
Palavras-chave: Sagrado
Profano
Cultura popular
Ariano Suassuna
Auto da Compadecida
Data do documento: 30-Jun-2023
Resumo: Neste trabalho, interpretamos a peça Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, investigando como estão presentes nela as noções do sagrado e do profano. Objetivamos contribuir com os estudos sobre cultura popular nordestina, tema caro a pesquisadores de muitas áreas do conhecimento. Fazemos a análise literária da peça com amparo teórico de Massaud Moisés (2007), levando em conta as especificidades do texto teatral. Também dialogamos com autores que discutem sobre cultura popular (CHARTIER, 1995; ABREU, 2003; ALBUQUERQUE JÚNIOR, 2013), literatura de cordel (ABREU, 1997; 1999) teatro vicentino (LIMA, 2020; ZIERER, DUARTE & CAMPOS, 2020), o sagrado e o profano (ELIADE, 1992), além de levarmos em conta trabalhos anteriores sobre a peça. Identificamos que, no Auto da Compadecida, o sagrado e o profano aparecem imbricados, representando a condição humana em um mundo dual no qual existe uma luta constante entre o bem e o mal. Entendemos que essa presença está relacionada com a elaboração de uma sátira social com intenção moralizante. Percebemos influências portuguesas nessa elaboração com o teatro vicentino e a literatura de cordel, elementos nos quais o autor se inspirou e que estão associados à intenção de criar uma peça referente ao que ele entende como “cultura popular”, que, na verdade, é um conceito construído historicamente.
Descrição: SANTOS, Jaqueline Maria Felix dos. O sagrado e o profano presentes no Auto da compadecida de Ariano Suassuna. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29589
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jaqueline Maria Felix dos SantosTCC - Jaqueline Maria Felix dos Santos356.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.