Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29592
Título: Temas recorrentes na escrita de Ariano Suassuna: uma leitura a partir das obras O Auto da compadecida, A pedra do reino E O santo e a porca
Autor(es): Silva, Suzana Cândido da
Palavras-chave: Ariano Suassuna
Temas Recorrentes
Nordeste
Data do documento: 4-Jul-2023
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral tecer reflexões sobre os temas recorrentes na obra de Ariano Suassuna, a partir da leitura das obras "O Santo e a Porca", "O Auto da Compadecida" e "O Romance d’a Pedra do Reino". Para alcançar esse objetivo, utilizamos a fundamentação teórica Carvalhal (1996), Newton Júnior (1999), Santos (2011), Silva (2020), entre outros pesquisadores. A pesquisa foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa, com uma metodologia descritiva e interpretativista. O objeto de estudo foram os temas recorrentes na produção de Ariano Suassuna, com base nas obras selecionadas como corpus: "O Auto da Compadecida", "O Romance da Pedra do Reino" e "O Santo e a Porca". Concluímos que Suassuna busca conferir um valor épico ao sertão e ao povo nordestino, por meio da criação de narrativas voltadas para a cultura popular. Os temas abordados, a oralidade e a mistura de gêneros texto-orais eruditos e populares contribuem para expressar os valores e costumes desse povo. A multiplicidade e mestiçagem do povo sertanejo são utilizadas por Suassuna para exemplificar o povo nordestino e, de forma mais ampla, o povo brasileiro. Em resumo, as obras de Suassuna compartilham o cenário do sertão, abordam as injustiças sociais, as estratégias de sobrevivência dos mais pobres, a corrupção das elites e o ambiente de crença e religiosidade. Cada obra destaca um tema específico: a esperteza contra os desmandos em "O Auto da Compadecida", a coragem e valentia do nordestino contra os opressores em " O Romance d’a Pedra do Reino" e a avareza de pessoas mesquinhas e sem escrúpulos em "O Santo e a Porca".
Descrição: SILVA, Suzana Candido da. Temas recorrentes na escrita de Ariano Suassuna: uma leitura a partir das obras O Auto da compadecida, A pedra do reino E O santo e a porca. 2023. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29592
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Suzana Cândido da SilvaTCC - Suzana Cândido da Silva979.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito410.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.